Conflitos são inevitáveis diante de ideias, visões, interesses e sentimentos diferentes, principalmente em cenários organizacionais e corporativos, a questão é como se lida com isso.
Por isso a gestão de conflito é importante, pois consiste em entender as opiniões, motivos, percepções e objetivos, visando encontrar um ponto em comum em cada um para transformar conflito em colaboração.
Relacionar-se, conviver com pessoas é uma tarefa difícil, assim como geri-las, afinal diante de características e mundos diferentes, profissionais com formações e convicções diferentes é conflito na certa. Mas sabia que o Coach é o profissional que pode ajudar nessa situação, com uma gestão de conflitos positiva? Continue a leitura e descubra!
O que é gestão de conflitos?
Os conflitos, como se sabe, existem a partir de divergências, dessa forma a gestão de conflitos é definida como um conjunto de ações, que são realizadas para mediar adversidades, reduzir consequências e chegar a uma conclusão positiva para todos.
Muito além de mediação de discussões, a gestão de conflitos trata-se de um trabalho estratégico e contínuo, que também é preventivo, ajudando a orientar toda uma equipe.
Causas e tipos de Conflitos
As causas dos conflitos em uma empresa geralmente são geradas por desentendimentos pessoais ou profissionais e essas opiniões diferentes podem afetar o trabalho direta ou indiretamente do colaborador ou mesmo de toda a equipe.
As principais causas que motivam os conflitos são:
• Objetivos e metas diferentes;
• Cultura organizacional;
• Mudanças repentinas nos processos;
• Lideranças tóxicas;
• Prazos inconsistentes ou descumprimento deles;
• Falta ou má distribuição de recursos;
• Falta de informação;
• Falta de organização;
• Abuso de autoridade;
• Fofocas;
• Estresse;
• Falhas de comunicação.
Situações como essas podem desconstruir o ambiente de trabalho, por isso o gerenciamento de conflitos é essencial para a harmonia e equilíbrio de todos e com a ajuda do Coach esse processo é mais fácil, levando em conta as análises, estratégias, objetividade e técnica para capacitação e habilidades e mudança comportamental.
A Importância do Coaching na Gestão de Conflitos
O trabalho de Coaching é uma ferramenta potencializadora de autoconhecimento e desenvolvimento, que oferece vários benefícios que podem minimizar e até mesmo sanar qualquer tipo de conflito que surja entre os colaboradores. Assim o processo de Coaching na gestão de conflitos é bastante assertivo.
Uma empresa é composta por variados profissionais, que além de formações diferentes, possuem pontos de vistas diferentes, por isso é natural que discordâncias aconteçam.
Com o treinamento do Coach, com técnicas e estratégias, utilizando metodologia de desenvolvimento e capacitação humana, de forma imparcial, ele pode ajudar as pessoas a conviverem em harmonia, conduzindo-as. Afinal ele consegue analisar o problema de fora, ficando mais fácil, considerando mais e melhores opções para o gerenciamento da situação.
O Coach é capaz de ajudar a desenvolver várias habilidades interiores, como receptividade, oratória, flexibilidade, adaptabilidade e persuasão. Sua metodologia pode ajudar desde problemas nas relações profissionais até nos familiares.
Através do Coaching é possível enxergar o todo com mais clareza, pois o profissional Coach auxiliará dando todo o suporte para planos de ação e as melhores formas de lidar com o conflito. Ou seja, o trabalho de Coaching proporciona vários benefícios, que resultam em diminuir ou sanar os conflitos.
Principais vantagens na gestão de conflitos
O gerenciamento de conflitos pode trazer muitas vantagens, transformando problemas em uma nova oportunidade de crescimento.
Entre as principais vantagens estão:
• Impactar positivamente a equipe;
• Estimular um ambiente colaborativo;
• Estimular a cultura de aprendizado contínuo;
• Reduzir custos;
• Melhoria nas tomadas de decisão;
• Aumentar a produtividade;
• Melhor retenção de funcionários;
• Diminuição de retrabalhos;
• Fortalecer as relações interpessoais;
• Equipes mais engajadas, comprometidas e comunicativas;
• Aumentar a capacidade de inovação e criatividade;
• Melhorar e impulsionar a imagem da empresa.
Diante de tantos benefícios fica fácil entender como a gestão de conflitos é importante para a empresa, qualificando o ambiente de trabalho e as relações, além de integração entre toda a equipe.
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Conte comigo! Sou André Riemma, Psicólogo e Coach Nível Sênior com certificação internacional, especialista em resultados empresariais e especialização em Terapia Cognitivo Comportamental, com atuação na área há mais de 15 anos. Vamos conversar? Clique aqui!