Contar com uma equipe satisfeita, motivada e feliz garante processos mais eficientes, melhor produtividade e claro, mais resultados. Contudo, conquistar isso não é uma tarefa simples, requer cuidado e conhecimentos específicos. A gestão de pessoas é um ótimo caminho para que líderes possam engajar a equipe de maneira adequada.
Quer saber mais sobre essa técnica para motivar seus liderados? Continue a leitura e aproveite todas as minhas dicas.
O que é a Gestão de Pessoas?
Essa é uma estratégia utilizada para motivar a equipe da empresa, através de técnicas de recursos humanos, conciliando os objetivos e necessidades dos colaboradores com as metas que a organização almeja atingir.
Para que seja eficaz é essencial que todos os gestores estejam envolvidos com a estratégia, além de estarem também em sintonia com toda a equipe, identificando assim as melhores práticas para o desenvolvimento e motivação de cada um dos colaboradores. Lembrando, que todas as ações devem fazer parte do planejamento estratégico da empresa, para que sejam de fato eficientes.
Para que serve a gestão de pessoas?
Administrar a equipe é uma tarefa que deve ser feita com muita precisão e estratégia, afinal cada ação pode refletir positivamente ou negativamente nos resultados da empresa.
Os objetivos dessa metodologia de gestão para líderes são:
Por que as empresas e líderes devem investir nessa estratégia?
Só pelos objetivos citados acima, é possível perceber os benefícios proporcionados pela gestão de pessoas eficiente no ambiente de trabalho. Quando a empresa valoriza e motiva de forma adequada a equipe, nota-se de forma clara a melhora em todos os quesitos, desde convivência, até produtividade.
A gestão de pessoas é uma técnica que ajuda a humanizar os colaboradores, fazendo com que se sintam parte de uma família, parte de um todo, sendo um pilar essencial para a empresa. Esse senso de pertencimento ajuda na motivação diária, no bem-estar e qualidade de vida, além do aumento da produtividade. Contudo, muitas empresas ainda pecam nesse quesito.
De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa de recrutamento e seleção Kenoby, 93% de 500 profissionais de RH entrevistados, acreditam que as organizações não olham com cuidado suficiente para a saúde mental dos seus colaboradores, além disso 70% das companhias não têm departamento voltado para isso, enquanto 67% relatam o afastamento de funcionários devido a problemas emocionais. Ou seja, esses dados revelam o quanto essa prática ainda é ausente no mundo corporativo.
Garantir o bem-estar físico e mental não é perda de tempo ou dinheiro, como muitos empreendedores ainda acreditam, na verdade é o oposto, é um investimento que gera retorno para a empresa, através do bom desempenho profissional de cada um dos colaboradores.
A prática da boa gestão de pessoas é indispensável para o sucesso da empresa, fazendo com que se diferencie dos concorrentes e alcance todas as metas estipuladas.
Como ter uma gestão de pessoas eficiente?
Um gestor deve saber muito mais do que apenas dar ordens, afinal é responsável por designar funções, estipular metas e objetivos, além de recompensar de forma justa o trabalho da equipe e motivar com intensidade e métodos adequados.
Se você possui uma empresa, quer melhorar os resultados e adquirir melhores habilidades em gestão de pessoas, eu posso te ajudar! Sou André Riemma, Psicólogo e Coach Nível Sênior com certificação internacional, especialista em resultados empresariais, atuando há 15 anos no segmento. Clique aqui, vamos bater um papo e juntos traçar um caminho rumo ao sucesso para sua empresa.
Gostou do conteúdo? Compartilhe com os amigos empreendedores e acompanhe meu blog e redes sociais para mais.