Imprevistos podemacontecer em uma empresa, por melhor que seja o planejamento. É por isso que precisamos prevenir contra os erros mais comuns em uma gestão.
As consequências de erros de gestão em uma empresa podem ser graves e colocar em risco os negócios.
Fazer gestão requer habilidades, novos conhecimentos e perspectivas. Muitas empresas nãopercebem os erros que estão cometendo na forma como desenvolvem a gestão. Para isso, listamos os 6 erros mais comuns e a melhor forma de evitá-los.
Mas o que é gestão empresarial?
A gestão é a administração do seu negócio. É criar planos de venda, delegar tarefas aos funcionários, mantê-los motivados, enfim, levar a empresa adiante.
A partir do momento em que você está no comando de um negócio, você é o gestor. A gestão empresarial traz benefícios para diferentes aspectos do negócio: processos, equipe e resultados.
A gestão permite criar processos definidos na empresa a partir de uma rotina produtiva, organizada e otimizada. Isso permite que os colaboradores tenham a motivação necessária para elevar a performance do negócio.
Confira os erros mais comuns que podem acontecer na gestão da sua empresa!
1. Não realizar um plano de negócios
Um dos maiores problemas envolvendo o plano de negócios é a falta de um planejamento estratégico. Muitos realizam um planejamento detalhado para abrir a empresa, mas apenas a curto prazo, sem dar continuidade a essa prática.
O planejamento estratégico é uma ferramenta de gestão essencial para o seu negócio. Ele irá ajudar a alcançar seus objetivos, analisar as melhorias que precisam ser implementadas e orientar a equipe para os resultados desejados.
Faça o planejamento com detalhes e considere diferentes etapas. Insira uma revisão mensal, além das revisões anuais que são mais completas.
2. Não acompanhar as estratégias
Antes de abrir uma empresa, há tarefas muito importantes a serem traçadas no plano de negócios, como análise de mercado, produto, objetivo e estrutura da empresa. Um erro bem comum é não se envolver com o negócio e esquecer das estratégias que foram traçadas. Com a rotina desafiadora, sabemos que pode ser complicado dar contade tudo. Afinal, quem nunca precisou parar para lidar com um problema que surgiu de última hora? No entanto, para atingir o sucesso é preciso manter o foco. Saiba dar prioridade sempre que possível às estratégias e tenha em mente seus objetivos.
3. Não utilizar um sistema de gestão
Mesmo com os avanços da tecnologia, muitas empresas não adquiriam um sistema de gestão. Isso ocorre porque no início as empresas têm processos simples e é comum um sistema não ser prioridade nas necessidades. No entanto, conforme o crescimento da empresa, adotar um sistema de gestão é um passo importante. Atualmente existem diversas opções disponíveis. Um sistema aumentará o entendimento das oportunidades e erros, norteando com maior segurança as decisões e caminhos a serem seguidos. É fundamental gerenciar todas as informações do seu negócio econtrole de todos os dados.
4. Não realizar uma gestão contábil
A gestão contábil é uma importante ferramenta para a saúde do seu negócio. Ela reúne dados patrimoniais e financeiros da empresa, auxiliando na administração dos recursos. Ela envolve desde o planejamento tributário até o acompanhamento de rentabilidade do negócio e a identificação de oportunidades de melhorias nos processos. Não registrar todas as movimentações da empresa é fruto de desorganização e pode impossibilitar a empresa de atuar por muito tempo.
5. Não separar finanças pessoais com as da empresa
Essa é uma das falhas mais graves que se pode ter na gerência de uma empresa, mas é bem comum tratar o dinheiro da empresa como se fosse seu. Essa situação não deve ser considerada no seu negócio, porque diante de um problema financeiro uma das frentes será afetada.
Normalmente o que acontece, é que os empresários acabam pegando os recursos pessoais e inserindo na empresa, da mesma forma que fazendo o caminho contrário. Essa falta de separação entre as finanças pode ser o fim do seu negócio. Uma vez que se tem dívidas empresariais dentro da pessoa física, torna-se cada vez mais difícil restabelecer o equilíbrio.
Portanto, separe as finanças! Uma gestão de empresa eficiente deve manter a separação entre suas finanças e a de seu negócio, mesmo sendo um pequeno empresário.
6. Não ter um plano de carreira aos colaboradores
Para que uma empresa se desenvolva ela precisa contar com uma equipe unida nas tarefas. Por isso, uma gestão de empresa deve ter em mente os colaboradores, criando estratégias para seu crescimento.
Muitas empresas acabam não oferecendo um programa de desenvolvimento profissional, sem essas ferramentas a empresa não proporciona crescimento para seus colaboradores.
Estabeleça uma gestão focada em pessoas. Crie um projeto de crescimento profissional, elabore um programa de recrutamento e seleção que facilite a busca pelo perfil ideal.
A gestão de uma empresa é essencial, sem ela fica difícil ter o controle de todas suas áreas. E é assim que elas ficam cada vez mais para trás, principalmente em relação a seus concorrentes.
Esses erros são mais comuns do que parecem, mas podem ser resolvidos de forma simples. O primeiro passo é identificar o problema e a partir disso, encontrar as possíveis soluções a serem aplicadas.
Gostou das dicas? Então invista no crescimento do seu negócio e coloque em prática as estratégias para alcançar seus objetivos.
Sou André Riemma, Psicólogo e Coach Nível Sênior com certificação internacional, especialista em resultados empresariais, atuando há 15 anos no segmento. Precisa de direcionamentos? Eu posso te ajudar. Clique aqui para bater um papo comigo e juntos traçar um caminho rumo ao sucesso para sua empresa.