Todas as pessoas passam por fases ao longo de sua existência que são marcadas por grandes transformações, também chamadas de períodos de transição rápida. A Psicologia do Desenvolvimento é uma disciplina que estuda as mudanças – ou a ausência delas – que atingem as pessoas no decorrer de suas vidas.
O desenvolvimento humano refere-se ao desenvolvimento mental e ao crescimento orgânico. O desenvolvimento mental é uma construção contínua que vai se aperfeiçoando e se solidificando.
O responsável pelo desenvolvimento dessa pesquisa foi o psicólogo suíço Jean Piaget. O desenvolvimento humano refere-se tanto ao desenvolvimento físico quanto mental. De acordo com Piaget, essas mudanças são adquiridas em determinadas fases da vida. E essas alterações são divididas em quatro estágios do desenvolvimento humano. São eles:
• Período Sensório-Motor (0 a 2 anos): Percepção das coisas, criação de laços afetivos e demonstração dos primeiros movimentos e reflexos.
• Período Pré-Operatório (2 a 7 anos): Além de aprimorar os comportamentos anteriores, a pessoa ainda desenvolve a fala e as habilidades físicas.
• Período das Operações Concretas (7 a 12): Aprimoramento das habilidades anteriores e também o desenvolvimento da capacidade de raciocinar e de decidir algumas questões mais simples. É o período em que a criança adquire cada vez mais independência em relação aos adultos. Nesse período a tendência é interagir menos com grupos do sexo oposto.
• Período das Operações Formais (12 anos em diante): Capacidades e competências totalmente desenvolvidas. Nessa fase, a pessoa agrega valores morais à sua conduta, além de conseguir tomar decisões mais complexas. O indivíduo torna-se capaz de entender e trabalhar com conceitos como justiça e liberdade.
Principais finalidades
Em resumo, a Psicologia do Desenvolvimento possui três finalidades principais. A primeira está no reconhecimento da origem das condutas, sejam elas cognitivas, sociais, afetivas ou psicomotoras.
A segunda corresponde à identificação de mecanismos que provocam respostas e, por consequência, determinados padrões de comportamento.
A terceira utiliza esses conhecimentos para delimitar fases de desenvolvimento, revelando características comuns a cada uma. Dessa forma, é possível estudar e produzir materiais específicos, adequados para a aplicação junto a crianças, adolescentes, adultos e idosos.
Os fatores que influenciam o desenvolvimento humano são: hereditariedade, crescimento orgânico, maturação neurofisiológica e meio.
Esse processo proporciona resultados em diferentes contextos, seja pessoal, familiar, financeiro ou profissional. As mudanças conquistadas são duradouras e têm grande impacto positivo no crescimento do indivíduo.
Aplicação dentro da psicoterapia
No acompanhamento terapêutico, o profissional vai estudar como e porque o indivíduo se comporta de determinada forma em uma situação de acordo com momento e fase da sua vida. Observando e tentando conhecer as características comuns de uma faixa etária, considerando as características universais e individuais e correlacionar com fatores que influenciam o desenvolvimento.
A partir disso, sua evolução será feita a partir do autoconhecimento e inteligência emocional adquirido nas sessões terapêuticas.
Aplicação dentro do Coaching
Trabalha os diversos modelos de formação do comportamento humano. Por isso, essa ciência é fundamental no processo de mudanças comportamentais e para a aceleração de resultados que a metodologia propõe.
O método de Coaching utiliza uma ampla gama de recursos, ferramentas e técnicas para levar o Coach a realizar uma mudança verdadeira e significativa. Trata-se de uma metodologia que emprega conhecimentos multidisciplinares de áreas como administração, psicologia, planejamento estratégico, neurociência, linguagem entre outros.
Por onde começar?
Tem vontade de trabalhar seu desenvolvimento a partir da psicoterapia ou coaching? Conte comigo! Sou André Riemma, Psicólogo e Coach Nível Sênior com certificação internacional, especialista em resultados empresariais e especialização em Terapia Cognitivo Comportamental, com atuação na área há mais de 15 anos. Vamos conversar?
Entre em contato através do número (18) 99131-6153 ou (18) 3301-16263.