Soft skills são habilidades comportamentais relacionadas a maneira como o profissional lida com o outro e consigo mesmo em diferentes situações. As soft skills, diferentemente das hard skills, são habilidades subjetivas, mais difíceis de serem mensuradas.
De acordo com estudo do site CareerBuilder, 77% das empresas acreditam que as habilidades sociais são tão importantes quanto as técnicas para o trabalho.
O que são?
São habilidades comportamentais relacionadas a maneira como uma pessoa lida com o outro, ou seja, a interação dela em grupos e com suas próprias emoções. Quanto melhor e positivamente o profissional conseguir lidar com situações de convivência, maiores são suas soft skills.
Por serem características subjetivas, estão intimamente relacionadas com a personalidade e fatores emocionais que são construídos ao longo da vida de uma pessoa.
Exemplos de soft skills
Inteligência emocional
Capacidade de reconhecer e lidar com as próprias emoções e as dos outros. É uma soft skill importante para a resolução de problemas internos que podem acontecer em toda empresa.
Resiliência
Saber ouvir feedbacks negativos sem levar para o lado pessoal pode ser um desafio para algumas pessoas. A resiliência é uma característica muito buscada por gestores, pois isso quer dizer que a pessoa sabe lidar positivamente com seus erros e busca melhorar e aprender a partir disso.
Colaboração
Trabalhar em grupo é uma exigência frequente na maioria das empresas. O resultado pessoal e em grupo devem andar lado a lado.
Flexibilidade
Alguns desafios podem mudar de acordo com imprevistos e profissionais que conseguem entender e se adaptar às mudanças no meio do caminho são muito valorizados.
Trabalhar sob pressão
Todos nós temos metas e expectativas e precisamos adaptar e administrar nosso tempo para alcança-las com sucesso.
Boa comunicação
É basicamente o processo de troca de informações onde a compreensão é mutua. Essa é uma habilidade essencial, pois é uma das mais utilizadas entre as pessoas no local de trabalho. A fala assertiva e a escuta atenta e empática torna a comunicação eficaz.
Liderança de equipe
É preciso engajar e motivar os grupos ao seu redor, principalmente se o seu trabalho depende da colaboração de outros membros da sua equipe. Pessoas que incentivam a produtividade de colegas de trabalho se destacam como líder e colaboram para o desenvolvimento geral.
Ranking de soft skills mais buscadas pelas empresas
Ainda de acordo com a pesquisa do site CareerBuilder, as dez habilidades mais procuradas pelas empresas são:
1.Princípios éticos;
2. Confiança;
3. Atitude positiva;
4. Motivação;
5. Trabalho em equipe;
6. Organização e gestão do tempo;
7. Capacidade de trabalhar sob pressão;
8. Comunicação;
9. Flexibilidade;
10. Segurança.
Como desenvolver soft skills?
Desenvolver soft skills não é algo que pode ser feito rapidamente, pois dependem de tempo e dedicação. Muitas vezes pode envolver um processo interno de autoconhecimento, buscando aprimorar a inteligência emocional e enxergar o seu aperfeiçoamento pessoal.
Uma ótima maneira de fazer isso é a partir do coaching, que vai aperfeiçoar e fortalecer suas habilidades subjetivas, as quais já existem em cada profissional e só precisam ser lapidadas.
O método de Coaching utiliza uma ampla gama de recursos, ferramentas e técnicas para levar o Coach a realizar uma mudança verdadeira e significativa. Trata-se de uma metodologia que emprega conhecimentos multidisciplinares de áreas como administração, psicologia, planejamento estratégico, neurociência, linguagem, entre outros.
Desenvolver suas soft skills vai melhorar a forma com que você se relaciona com as pessoas ao redor, tornando-se assim, uma referência de inteligência emocional, comunicação efetiva e proatividade no ambiente de trabalho.
Tem vontade de trabalhar seu desenvolvimento a partir da psicoterapia ou coaching? Conte comigo! Sou André Riemma, Psicólogo e Coach Nível Sênior com certificação internacional, especialista em resultados empresariais e especialização em Terapia Cognitivo Comportamental, com atuação na área há mais de 15 anos. Vamos conversar?
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