O que o Coach faz é, trabalhar a partir de uma parceria para que o Coachee (cliente) possa maximizar capacidades pouco exploradas. Esse profissional, tem como foco fazer o próprio coachee trabalhar dentro de si e assim obter os resultados pessoais e profissionais que deseja.
O Coach é indicado para quem busca alcançar objetivos e metas no âmbito pessoal e profissional em curto espaço de tempo. Em média são realizadas 12 sessões.
Para entender um pouco melhor, o Coach é um profissional totalmente voltado para o cliente, comprometido com seu desenvolvimento. Executa o trabalho através do domínio de uma série de metodologias, técnicas e ferramentas cientificamente validadas. É evidente que os resultados só serão obtidos quando o processo for realizado por um coach de verdade e cuidado, não são muitos, mais abaixo abordarei mais desse tema.
O Coach faz com que o coachee (cliente) traga todo seu potencial à tona, em outras vezes ajuda o coachee a encontrar todo o seu potencial, pois muitas pessoas não acreditam que possam ser melhores e ter a vida que já sonharam um dia, tanto na área pessoal, quanto na profissional.
O Coach extrai o melhor que você tem. Sabe aquela coisa de superação, de realmente alcançar os objetivos que almeja, de liberar o potencial, aumentar a performance, de fazer o seu negócio ou sua vida pessoal chegar no nível que sempre sonhou? É isso que o coach faz.
Não é à toa que muitas pessoas que trabalham com um Coach bem preparado, surpreendem-se com o que conseguem fazer e onde chegam. Na maioria das vezes também são surpreendidos positivamente por seus familiares, amigos, chefes ou liderados, isso quando não os contagiam e influenciam a serem melhores.
Para entender tecnicamente o que faz um Coach é preciso entender a origem da palavra.
A origem do termo coach remete às carruagens produzidas na Hungria do século 16, a arte de levar o indivíduo de um ponto a outro.
Século 16, Europa. O momento histórico, que marca a transição da Idade Média para o Renascimento e da emersão do pensamento científico é também a fonte do termo coach, que viria a significar uma jornada de autoconhecimento e crescimento pessoal.
Em três séculos, a função de transportar pessoas passou a ser ligada à dos indivíduos que tinham o compromisso de levar outros do ponto em que estavam aos seus objetivos, em um curto período de tempo.
Resumindo é isso mesmo que o Coach faz, conduzir uma pessoa do ponto em que ela se encontra até o ponto almejado. A maneira de fazer isso é através do processo de Coaching.
Como havia citado acima é necessário falar sobre a questão “Coach de Verdade”, pois já ouvi relatos de pessoas afirmando que Coaching não é bom e não resolve os problemas. Mas o que acontece é que no contexto de uma crise econômica e de desemprego, houve um boom de pessoas mal formadas que se dizem coaches. Além disso, a própria compreensão do que é coaching não é clara, o que gera uma enorme quantidade de coaching para tudo. O mercado não sabe direito o que é, e por isso muitos pensam tudo pode.
Como o Coaching virou moda e na verdade poucos sabem o que realmente é essa profissão, busquei ajudar a eliminar a confusão e a esclarecer o que realmente é no artigo O que é Coaching e quais os tipos. Vale muito a pena realmente entender o processo mais moderno e eficaz de desenvolvimento pessoal e profissional da atualidade.
Gostou do artigo? Lembre-se de comentar e compartilhar o conhecimento com seus amigos.