Já se sentiu como se estivesse apenas trabalhando dia após dia, sem um verdadeiro sentido? (Além de ter que cumprir com suas obrigações financeiras, claro). Pois é, esse é um sentimento mais comum do que parece, nesse blog iremos te mostrar caminhos para encontrar o seu propósito real.
“Pra quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve”, essa é uma frase muito comum e também muito verdadeira. Quantas vezes nos deparamos em caminhos, trabalhos, projetos, que nem mesmo sabemos se queremos estar? Não ter um foco, um objetivo, pode nos fazer perder tempo, e tempo é dinheiro.
Inevitavelmente vem a desmotivação, seja por não gostar do que faz, não ver crescimento, entre vários outros motivos. Mas afinal, o que fazer para mudar essa realidade?
1) Assumindo o controle de suas emoções:
Na prática não é tão fácil se sentir no controle de nossos pensamentos, ações e principalmente reações. Mas não é impossível estar no controle de tudo isso, na verdade as situações é que não podem nos dominar.
O primeiro passo é diminuir suas expectativas e a cobrança sobre si mesmo. Seja mais gentil e conheça suas limitações. Se pergunte:
- Eu realmente quero isso ou estou fazendo por uma expectativa externa?
- Estou confortável com minha decisão?
- Estou tirando um tempo para descansar e me permitir?
Identifique suas prioridades e se coloque sempre na posição de espectador da sua própria vida, assim você irá ver “de fora” e alcançará um controle maior.
2) As imperfeições não são inimigas
Crescemos com uma visão deturpada de que precisamos ser perfeitos, o que é praticamente impossível. Talvez você esteja dedicando mais tempo em busca da perfeição, do que propriamente vivendo a vida.
Abrace suas imperfeições e aceite que está em um processo de constante evolução. É normal que no começo de uma reforma você não consiga visualizar como a casa ficará quando estiver pronta, mas existe um projeto que mostra o futuro e traz esperança. Se apegue no resultado final e não no momento.
3) Não lute contra as mudanças
Mudar é inevitável, especialmente na vida profissional. Mudamos de cargo, de empresa, de gestores e consequentemente nossa vida muda. Somos seres adaptáveis e ainda bem. Então por que temos o hábito de lutar contra essas mudanças?
Aceite o processo de evolução e apenas faça os ajustes necessários. Para chegar em seu objetivo final é perfeitamente normal que surjam algumas pedras no caminho, você só não pode se curvar, desistir e seguir por um caminho mais “fácil”.
4) Seja relevante
A sensação de não estar evoluindo, pode estar atrelada ao sentimento de irrelevância no que faz. É como se você não enxergasse utilidade na sua função ou na vida profissional como um todo.
Ser uma pessoa relevante não é apenas sobre o que você representa, mas é se sobressair, ser interessante e com certeza existe algo que só você faz, e faz com excelência, o que te torna relevante.
5) Ignore as distrações externas
Vivemos rotinas aceleradas no ambiente de trabalho, são muitas tarefas, reuniões, projetos para gerenciar e isso faz com que nosso estado mental seja influenciado pelos fatores externos.
Ter foco é saber que você terá que ignorar muitas coisas no caminho, para chegar ao seu objetivo final, mas não desista. Mantenha seu interesse voltado para o seu propósito final.
6) Tenha pessoas que te impulsionam
Busque pessoas que estejam alinhadas com o seu objetivo e não se preocupe em “perder” companhias que não estão te fazendo bem. Evite aqueles “amigos” que estão sempre criticando suas escolhas, colocando defeito em seus projetos e te desmotivando.
Inspire-se em pessoas que te impulsionam, pessoas das quais você tem orgulho em conhecer. O caminho fica muito mais fácil quando se têm as pessoas certas ao seu lado, elas irão te incentivar a não desistir do processo.
Tenha em mente o que é sucesso pra você e o que você pode fazer, dentro de suas limitações, para alcançá-lo. O começo pode parecer difícil, mas não deixe de buscar a evolução.
Se almeja um cargo melhor, estude, capacite-se, busque cursos, mentorias, ajuda, tudo que possa te auxiliar nesse objetivo. Se você deseja empreender, comece buscando referências, calcule o seu investimento e prepare sua mente para tudo que virá.
Encontrar o seu propósito só depende de você mesmo! Se estiver precisando de orientação e ajuda profissional, eu posso te ajudar, fale comigo.
Sou Psicólogo e Coach Nível Sênior com certificação internacional, especialista em resultados empresariais e especialização em Terapia Cognitivo Comportamental.
Se esse conteúdo te ajudou, encaminhe para alguém que precisa ler isso.