O ambiente de trabalho muitas vezes pode ser desafiador, inclusive quando esse ambiente se torna um lugar indesejado pelo colaborador, as consequências na saúde mental podem ser sérias. A seguir você vai conferir as principais motivações que levam colaboradores a enfrentarem problemas emocionais devido ao trabalho.
O trabalho e a terapia corporativa
Passamos mais tempo no trabalho do que em nossas próprias casas, a rotina muitas vezes é intensa e exige muito de nós, por isso, devemos estar bem e confortáveis no ambiente em que estamos, com as pessoas que estão conosco, incluindo colegas de trabalho e líderes.
A terapia corporativa pode auxiliar e muito nos comportamentos dentro do ambiente de trabalho. A maneira como o profissional se sente, diz muito sobre como ele se porta em suas funções. Ou seja, funcionário infeliz, resultados pouco produtivos.
Quando estar no trabalho se torna apenas uma obrigação, além do reflexo nos resultados, o funcionário se sente cada vez mais desmotivado e desanimado.
Os transtornos do trabalho vão muito além do Burnout, por exemplo, que é muito falado no meio corporativo. As raízes são mais profundas e muitas vezes não são identificadas.
Quando isso não é solucionado, as expectativas do colaborador dentro da empresa diminuem, o que leva muitas vezes ao pedido de demissão.
Saúde mental no trabalho
O descontentamento de um profissional pode estar relacionado a diversos fatores, como gestão abusiva, tarefas que não condizem com sua função na empresa, ambiente de trabalho considerado tóxico, entre vários outros fatores.
Para identificar esses transtornos, a terapia corporativa tem um papel fundamental de entender o colaborador e seu papel dentro daquela empresa.
As empresas com maiores chances de terem colaboradores satisfeitos, são aquelas que simplesmente investem em sua equipe.
Oferecer recursos para os colaboradores se sentirem acolhidos pela empresa e sentirem que a empresa se importa com a equipe, pode trazer resultados extremamente positivos no ambiente corporativo.
Principais transtornos decorrentes do trabalho
? Síndrome de Burnout
A Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é um distúrbio emocional relacionado à exaustão extrema, estresse e esgotamento físico, decorrente de situações de trabalho desgastante. A principal causa da doença é justamente o excesso de trabalho.
O diagnóstico da Síndrome de Burnout é feito por um profissional especialista (psicólogo ou psiquiatra), após análise clínica do paciente.
? Ansiedade
Dentre os problemas mais comuns está a ansiedade, muitas vezes decorrente do ambiente de trabalho, devido aos prazos, tensão, cobrança, entre outros fatores. A pessoa pode ter sintomas como falta de ar, medo constante, insônia e alterações de humor.
? Síndrome de Boreout
Esse é um pouco menos falado, os sintomas podem vir de uma sensação de sobrecarga de atividades, causando tédio e aborrecimento. Isso é decorrente do estresse causado pelo ambiente de trabalho, onde o colaborador se sente desvalorizado.
Como saber se estou me esgotando emocionalmente?
É importante identificar os seus sentimentos antes que seja tarde demais. Os primeiros sintomas talvez sejam:
- Sensação de que trabalhar é um desperdício de energia e tempo;
- Exaustão;
- Desmotivação;
- Sentimento de desvalorização.
Procure ajuda
O processo de autoconhecimento pode ser o primeiro passo para recuperar aos poucos a motivação e diminuir o estresse causado pelo trabalho.
A ajuda de um psicólogo é fundamental nesse processo, pois muitas vezes o paciente não tem forças para se encontrar e achar alternativas. Ao longo do tratamento é possível encontrar estratégias para lidar com as síndromes.
Se estiver precisando de ajuda profissional, eu posso te ajudar, fale comigo.
Sou Psicólogo e Coach Nível Sênior com certificação internacional, especialista em resultados empresariais e especialização em Terapia Cognitivo Comportamental.
Se esse conteúdo te ajudou, encaminhe para alguém que precisa ler isso.