A gestão de pessoas é um dos principais recursos para o bom funcionamento de uma empresa. Essa é uma área que contempla vários setores e colabora para a otimização de processos e o bem-estar dos colaboradores. Quer saber quais são os objetivos, fundamentos e vantagens dessa prática? Continue a leitura.
O que é e quais são os objetivos da Gestão de Pessoas?
A gestão de pessoas é uma prática que contempla várias atividades relacionadas aos colaboradores de uma empresa. Essa é uma área ampla e vários setores fazem parte dela, como:
· Recursos Humanos;
· Recrutamento e seleção;
· Treinamento e desenvolvimento;
· Departamento pessoal;
· Benefícios;
· Cargos e salários.
Seus principais objetivos dentro do ambiente empresarial são:
· Contribuir para o alcance das metas da organização;
· Desenvolver uma cultura organizacional de alto desempenho;
· Auxiliar na qualificação dos colaboradores dos quais necessita;
· Zelar pelo bom relacionamento entre a gerência e os colaboradores;
· Prezar pela ética no ambiente.
Quais são os fundamentos da Gestão de Pessoas?
Primeiramente, é preciso detectar as necessidades dos colaboradores e da organização para que a empresa obtenha o sucesso desejado. Para alcançar os objetivos é preciso seguir os seguintes fundamentos:
1. Motivação
Pessoas motivadas têm ânimo e consequentemente são mais produtivas. Os fatores da falta de motivação são vários, como por exemplo, a falta de comprometimento no trabalho e inflexibilidade na gerência. Cabe ao gestor entender o que traz motivação a cada colaborador e encontrar a solução para o problema.
2. Transparência e assertividade na comunicação
É uma meta para a gestão de pessoas estabelecer uma comunicação entre todos os setores. Da gestão aos colaboradores, todos precisam estar cientes sobre ações da empresa, cultura organizacional, políticas, etc.
3. Liderança
A boa liderança é a garantia de bons resultados de uma equipe. O líder bem posicionado vai priorizar a boa comunicação e principalmente a percepção sobre os colaboradores.
4. Treinamentos e mensuração de resultados
É necessário investir capital intelectual para que haja impacto positivo na produtividade, porém para avaliar o retorno de tal investimento é preciso utilizar ferramentas de mensuração de resultados e concluir seus benefícios.
5. Ambiente cooperativo
A cooperação no ambiente organizacional foca na produtividade em conjunto e deixa de lado a competitividade. Assim, favorece a integração entre os colaboradores e propicia um equilíbrio dentro das empresas.
6. Equipes produtivas
Todos os colaboradores da equipe deverão ser avaliados individualmente. Para mensurar o resultado de cada um, é preciso que estejam dentro dos critérios de quantidadee qualidade preestabelecidos.
7. Automatização
A automatização do trabalho é a maior aliada na otimização do tempo. Além disso, é possível utilizar ferramentas para executar a gestão de pessoas de forma prática em atividades como: avaliações de desempenho, evolução dos colaboradores, etc.
Afinal, quais são as vantagens da Gestão de Pessoas?
A gestão de pessoas trabalha de forma estratégica e tem como propósito unir o trabalho de gestores e colaboradores para que evoluam juntos. O desenvolvimento desse trabalho se dá a partir dos objetivos e competências citadas acima. Sendo assim, se faz necessário o questionamento sobre o andamento da gestão da sua empresa e se tais objetivos e fundamentos estão sendo concretizados.
Quando bem executada é possível melhorar o ambiente de trabalhado como um todo, conquistando contratações mais assertivas, tendo objetivos mais bem alinhados, aumentando a produtividade e motivação dos colaboradores, além do desenvolvimento das habilidades profissionais de todos.
Quer colocar em prática uma Gestão de Pessoas eficiente na sua empresa? Conte comigo! Sou André Riemma, coach empresarial com mais de 15 anos de experiência na área. Clique aqui e fale comigo.