O conceito de liderança é definido pela habilidade de motivar e inspirar pessoas de forma positiva. As atitudes práticas do líder possuem mais peso do que as palavras ditas por ele.
Está sempre em busca de influenciar e conduzir uma equipe para conquistar um objetivo e conta com a participação de todos para participar do processo.
Além disso, o bom líder deve avaliar o comportamento de seus liderados e, assim, determinar qual é a abordagem de liderança mais adequada.
No ano de 1969, Paul Hersey eKenneth Blanchard desenvolveram a chamada Teoria Situacional, no livrointitulado “Gestão do Comportamento Organizacional”.
Para eles, os melhores líderessão aqueles que:
· Adaptam sua liderança à tarefa;
· Às pessoas;
· Às metas;
· Ao projeto em mãos;
· E às circunstâncias gerais.
Segundo os autores, aLiderança Situacional deve ser flexível, ou seja, os líderes devem ter apercepção de quando mudar seu estilo de gestão. Não existe uma única forma deliderança que se encaixe para todas as situações.
Seu principal questionamentoé: “Quem são meus liderados e do que eles precisam para ter sucesso?”.
Existem 4 estilos de LiderançaSituacional. São eles:
1. Direção:
Noestilo 1 de liderança, é necessário que o líder dê direcionamento aos seussubordinados, mostrando a eles o que e como fazer.
Nessafase, o liderado ainda está em fase de aprendizado, possui baixa competência,muito comprometimento e possível insegurança. O líder deve acompanhá-lo durantetoda a execução da tarefa.
Deve-semotivar o liderado a ir para o próximo nível. Dessa forma, é importanteoferecer ações para corrigir resultados desfavoráveis e celebrar os resultadospositivos.
2. Orientação:
Noestilo 2 de liderança, o liderado está um pouco mais seguro de suashabilidades.
Olíder deve acompanhar a sua equipe periodicamente e dar o seu feedback. Eledeve captar sugestões de melhoria e novas ideias para a equipe ou projeto.
Nessafase a equipe tem maior participação no processo decisório.
3. Apoio:
Noestilo 3 de liderança, o liderado adquire mais autonomia por parte do seusupervisor. E assim, o colaborador possui mais assistência para exercer suastarefas.
Olíder deve ser o ponto de apoio do seu liderado. Nessa fase não é necessário umacompanhamento com frequência, porém, é preciso verificar a qualidade dotrabalho entregue.
4. Delegação:
Noestilo 4 de liderança, o líder pode manter-se mais afastado do liderado. Apartir dessa fase o colaborador é considerado muito competente e comprometido,são responsáveis por suas decisões e acontecimentos.
Porfim, é hora de delegar tarefas aos seus colaboradores e observar com distância,seguro de que bons resultados chegarão.
É primordial identificar amaturidade dos seus colaboradores, para saber qual estilo de liderança adotar.São eles:
1. Por não possuírem as habilidades necessáriaspara a tarefa, não assumirão a sua responsabilidade.
2. Estão dispostos a executar as tarefas, mas nãopossuem a habilidade necessária: estreantes entusiastas.
3. Ausência de confiança ou vontade, mas possuemas habilidades.
4. Estão preparados, confiantes e dispostos aexecutar as tarefas e assumir a responsabilidade de seus resultados.
E quais são os 5 benefícios daLiderança Situacional?
1. Flexibilidade:
Olíder vai escolher o melhor estilo a seguir, de acordo com as necessidades dosseus liderados e sua situação.
2. Colaboração:
Olíder vai ser responsável por incentivar os colaboradores da equipe. Acolaboração vai ter como resultado uma equipe criativa e inovadora.
3. Produtividade:
Com oapoio e o feedback dos líderes, os colaboradores tendem a ser maiscomprometidos com suas tarefas, se envolvem mais ativamente no local detrabalho e, consequentemente, são mais produtivos.
4. Motivação:
Aocapacitar seus funcionários, delegar tarefas, confiar em suas responsabilidadese oferecer suporte durante este processo, obtém-se uma equipe muito motivada.
5. Controle:
Épossível ter maior controle sobre os resultados da equipe. Por estar presenteem todas as etapas do processo, o líder influencia seus liderados e conseguemensurar a qualidade do que será entregue.
Vimos que a LiderançaSituacional é uma ferramenta importante para a gestão organizacional. Sou AndréRiemma, Psicológo e Coach Empresarial. Quero ajudar você na gestão da suaempresa! Clique aqui e fale comigo.