Provavelmente você já ouviu falar, pelo menos uma vez, sobre inteligência emocional, certo? Esse é um termo que cada vez mais está em evidência, ganhando destaque em debates e discussões variadas. Contudo, se você não sabe o que isso significa, continue a leitura e entenda o que é a Inteligência Emocional e por que ela é tão importante.
O que é Inteligência Emocional?
Inteligência Emocional, de acordo com a psicologia, é a capacidade de um indivíduo entender e lidar com as emoções, sejam suas ou de terceiros. Essa habilidade é capaz de auxiliar as pessoas a identificarem suas emoções, seus gatilhos e consequentemente aprender como gerenciá-los da melhor forma.
A pessoa que conquista a inteligência emocional, consegue realizar as suas tarefas diárias mesmo estando triste ou ansiosa, por exemplo, pois sabe como controlar esses sentimentos e administrá-los.
Para alcançar a inteligência emocional é necessário equilibrar áreas presentes tanto no hemisfério esquerdo, quanto direito do cérebro.
Por que a Inteligência Emocional é tão importante?
Seres humanos experimentam diferentes emoções o tempo todo, além disso lidam com as emoções de quem está a sua volta. Cada emoção gera uma reação em cadeia ao redor do círculo social em que está inserido, por isso é necessário desenvolver a inteligência emocional, para aprender como lidar com essas situações sem causar prejuízos a si ou ao próximo.
Quer um exemplo de como as emoções influenciam o ambiente? Quando um colega de trabalho chega bravo no escritório, o clima pesa e todos ficam receosos em suas falas e atitudes, de repente todo o departamento age de forma estranha e até mesmo raivosa, mesmo sem motivos aparentes. Ou quando algum familiar chega em casa estressado do trabalho e acaba falando coisas que magoam, toda a casa fica estressada e o clima também pesa e fica ruim.
Uma lição muito valiosa é que os sentimentos são contagiosos, tanto para o bem, quanto para o mal, essas situações são o perfeito exemplo disso. Por isso, controlar as emoções e aprender a melhor forma de lidar com elas, é mais do que essencial para o bom convívio e a ascensão social, além da criação e manutenção de bons relacionamentos interpessoais.
O relacionamento intrapessoal, da pessoa consigo mesma, também melhora quando o indivíduo conquista a inteligência emocional, pois através dessa habilidade é possível alcançar os objetivos pessoais e profissionais com mais foco.
A inteligência emocional é um fator primordial para que pessoas alcancem e conquistem relacionamentos mais saudáveis e uma forma de viver bem mais equilibrada e tranquila.
Inteligência Emocional no âmbito profissional
Dentro do ambiente de trabalho a inteligência emocional é bastante útil, pois auxilia na criação de parcerias sólidas através de relacionamentos sadios, um ambiente mais positivo e confortável para exercer as funções. Além de equilíbrio para lidar com situações em que envolvam o coletivo da empresa, fazendo assim com que conflitos e discussões não sejam levados para o lado pessoal, ajudando no crescimento profissional e resoluções eficazes que não prejudiquem o ambiente de trabalho.
Claro, esse é apenas o começo, Inteligência Emocional garante muito mais benefícios no âmbito profissional, como manter a calma em situações novas ou estressantes ou ainda durante a apresentação de uma nova ideia, por exemplo, fazendo assim com que o indivíduo crie confiança para defender seus pontos de vista e ascenda profissionalmente.
Inteligência Emocional no âmbito pessoal
A inteligência emocional também garante muitos benefícios aos indivíduos no âmbito pessoal, pois através dela é possível estabelecer relações mais saudáveis, seja com familiares, amigos ou conhecidos. Com ela, cria-se um ambiente mais seguro emocionalmente, onde tanto o indivíduo, quanto as pessoas queridas sentem-se verdadeiramente confortáveis e acolhidas, cultivando assim relações mais profundas e recíprocas.
Como desenvolver Inteligência Emocional?
A Inteligência Emocional é determinante para que o indivíduo conquiste tanto o sucesso profissional, quanto pessoal, por isso é necessário desenvolvê-la. Existem diversas maneiras para desenvolver a Inteligência Emocional, as duas mais eficazes são através da terapia e do coaching.
Eu posso te ajudar nessa missão de busca pela Inteligência Emocional. Há mais de 15 anos atuo na área de desenvolvimento pessoal e profissional utilizando a abordagem TCC - Terapia Cognitiva Comportamental, na qual sou pós-graduado pela PUC.
Conquiste mais sucesso, sabendo lidar efetivamente com seus sentimentos. Clique aqui para entrar em contato comigo.
Gostou do conteúdo? Compartilhe com os amigos, acesse meu blog para conferir mais e acompanhe minhas redes sociais.