O Coaching para ajudar a melhorar a organização da empresa

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O Coaching para ajudar a melhorar a organização da empresa

As empresas estão cada vez mais preocupadas com seu desenvolvimento e para crescerem, terem aperfeiçoamento de seus profissionais e toda equipe, a busca por formas assertivas tem sido incansável, afinal almejam por o aumento da produtividade, qualidade e lucratividade. Um ponto importante tem sido o trabalho do Coaching, impulsionando as empresas e as beneficiando com seu método.

E é o que vamos abordar nesse artigo, a importância e como o Coaching ajuda a melhorar a organização da empresa, continue a leitura e confira!

O que é Coaching?

O Coaching é um processo de desenvolvimento pessoal e profissional, que visa o aprimoramento de competências, desenvolvimento de novas habilidades, mindset, autoconhecimento, gestão de tempo, inteligência emocional, organização, para alcançar objetivos e mais.

É um método aplicado pelo Coach, através de técnicas, estratégias e ferramentas, orientando e ajudando a planejar , identificar erros, pontos fortes, superar desafios e crises, identificar talentos, incentivar crescimento e conhecimento, para atingir o máximo potencial.

O trabalho do Coach visa principalmente cargos de liderança, mas também está direcionado a ajudar toda equipe de uma empresa, com treinamento, assim é possível o melhor desempenho pessoal e profissional.

Qual o papel do Coaching na empresa?

O papel do Coach é trabalhar em prol do desenvovimento de seus Coachees, gestores e colaboradores, sendo fundamental à empresa, pois atua como um acelerador de crescimento, capacitando-os, criando uma base sólida para alta performance, facilitando a melhora nas relações interpessoais, facilitando o aprendizado, incentivando novas habilidades e promovendo o desenvolvimento da empresa e de todos.

O mercado sempre será competitivo, por isso é preciso se preparar e ter estratégias estruturadas de forma contínua, pois o mundo dos negócios não para e exige sempre mudanças. É necessário sempre acompanhar a evolução do mercado, o movimento da concorrência e claro, as metas desejadas, para alinhar as mudanças necessárias, criar novos metódos, novos hábitos, reavaliar ações e criar novos planos.

O Coach pode atuar na empresa em vários momentos e com diferentes objetivos, como para a contração de novos profissionais, para gestão de crise ou conflito, para promoção de cargo, melhoria na comunicação, para mudanças de metas e acompanhamento de melhorias, também incentivar e reter talentos, por exemplo. 

Então alinhando metas e objetivos assertivamente terá:

• Definição de Objetivos e análise de necessidades– esse é início, o primeiro passo do Coach dentro da empresa, ajudando a definir os objetivos a alcançar para obter o sucesso almejado, mapeando competências, identificando pontos forte e fracos que possam ser obstáculos. A partir daí vem o planejamento estratégico.

• Plano de Ação – nesse passo importante e essencial, são identificados o objetivo geral, pequenas metas, para direcionar as ações e acompanhar seu desenvolvimento. Além de definir os responsáveis por cada atividade, definição de um cronograma, com prazos de entrega, custos e como esse plano vai ser executado.

• Desenvolvimento e Liderança – uma das funções do Coach é despertar o perfil de liderança, incentivando os colaboradores a melhorarem sua performance, além de seus gestores, motivando, inspirando para que melhorem seu desempenho e aprendam  a organizar, gerenciar melhor o tempo, entre outros fatores das atividades diárias, conquistando melhora considerável na produtividade.

• Autoconhecimento – esse ponto também é essencial, pois através dele é possível compreender o que a pessoa precisa melhorar e quais pontos fortes a investir, utilizando-os a seu favor e para melhoria na empresa.

• Comunicação assertiva – sem uma boa comunicação não é possível  ter bons processos, então através de uma comunicação estruturada, permitindo que todos se comuniquem, implementando canais abertos e incentivando colaboradores, ajuda a manter informações consistentes, evitando que conflitos atrapalhem o andamento do trabalho.

• Trabalho em equipe – outro ponto forte que o Coach trabalha é a questão do trabalho em equipe, através de técnicas mostrar a todos os colaboradores a importância de trabalhar unidos, sempre apoiando o desenvolvimento dos colegas, para assim alcançar resultados espetaculares. Evidenciar que ficará mais fácil encontrar soluções, quando todos trabalharem nesse empenho, enfrentando problemas diários, encarando desafios, mas sempre unindo esforços para avançar etapas.

• Feedback – esta cultura está entre os mais importantes para um Coach trabalhar numa empresa. Através do feedback, independente do cargo que ocupam, é fundamental apresentá-lo para obter um processo evolutivo significativo, é uma oportunidade para verificar o que não está dando certo, impedindo crescimento e o que está bom e que merece atenção, para ir melhorando cada vez mais.

Dessa forma o papel do Coach é mostrar a todos, tanto empresários, gestores e colaboradores, que trabalhando em conjunto de forma organizada, planejada, com canal de comunicação efetivo, trará muitos benefícios a todos, para então conseguir alcançar os objetivos da empresa e também o desenvolvimento pessoal e profissional de cada um.

Benefícios do Coaching para a empresa

O processo do Coaching ajuda a promover diversos benefícios aos Coachees e à empresa e os principais são:

• Incentiva o aprendizado constante

• Aumento da produtividade

• Aumento do engajamento

• Desenvolvimento de habilidades e descoberta de novas

• Desenvolvimento de liderança

• Melhora na cultura organizacional

• Melhora no relacionamento interpessoal

• Redução do estresse

• Equilíbrio entre vida pessoal e profissional

• Ajuda a desenvolver nos profissionais atitude proativa

• Melhorar e aprimorar a comunicação

• Aumenta a autonomia e satisfação no trabalho

• Desenvolvimento da inteligência emocional 

• Incentiva e ajuda no autoconhecimento

• Incentiva e retêm talentos

• Gestão e organização do tempo

• Desenvolvimento de equipes de alta performance

• Ajuda na tomada de decisão rápida e assertiva

• Gestão de conflitos e crises

• Desenvolve a criatividade dos colaboradores

Ou seja, através do treinamento com Coach é possível desenvolver potencialidades, planejar, acompanhar a evolução e mensurar resultados, avaliando desempenho e impacto alcançados e fazendo reajustes quando necessário, para seguir no caminho certo para o sucesso.

O Coach é o profissional que pode ajudar a transformar a realidade da empresa, potencializando seu desenvolvimento, através de uma metodologia de apoio, incentivo, mudanças, estratégias e conhecimento.

Que tal fazer isso pela sua empresa? Procure um profissional que te ajude a construir estratégias de desenvolvimento eficazes e ajude a melhorar a organização e produtividade. 

Eu posso ajudar! Sou André Riemma e atuo como Coach empresarial em Araçatuba e região, sou Psicólogo e Coach Sênior com mais de 15 anos de experiência, com especialização em Terapia Cognitivo Comportamental. Vamos conversar? Clique aqui e envie uma mensagem.

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Metas de Resultado X Metas de Performance: Quais são as diferenças?

Como eu já escrevi aqui neste blog anteriormente, o fim do ano é a época das empresas se planejarem para 2026. E por que é importante ter um planejamento anual para o seu negócio? Empresas que não possuem planejamento,estão na grande maioria das vezes, fadadas ao fracasso, pois não têm uma direção clara de onde querem chegar.

Dentro do planejamento existem as metas, que são essenciais para se alcançar os objetivos principais de um empreendimento.

São as metas que darão um senso de propósito e direcionamento, alinhando o trabalho das equipes com os resultados empresariais traçados previamente. Elas também permitem que o desempenho do seu negócio seja medido de forma clara e objetiva.

Além disso,as metas servem como motivação, uma vez que geram um sentimento de satisfação toda vez que são atingidas, incentivando a equipe a buscar novos desafios.

É importante saber que existem dois tipos de metas diferentes: as Metas de Resultado e as Metas de Performance. Se você quer saber quais são as diferenças entre elas, continue a leitura.

O que são Metas de Resultado?

As Metas de Resultado têm a ver com o “produto final”, onde sua empresa quer chegar. Elas estão ligadas ao “O quê?”. Ou seja: o que você quer para o seu negócio?

Por exemplo: quanto você quer ter de faturamento? Quais melhorias você quer dentro do seu negócio? Em quanto você quer aumentar seus resultados no próximo ano?

A partir dessas Metas de Resultado você vai traçar estratégias e ações para alcançá-las, o que tem a ver com o outro tipo de meta que veremos a seguir.

O que são Metas de Performance?

Já as Metas de Performance estão ligadas ao “Como?”. São as estratégias e ações que sua empresa tomará para chegar aos resultados, que foram planejados anteriormente. Ou seja, como você vai fazer para alcançar as Metas de Resultados definidas?

Elas são específicas e mensuráveis, estabelecidas para uma pessoa, equipe ou organização inteira, para se alcançar os objetivos principaisda empresa. São as Metas de Performance que vão orientar seu time a seguir na direção certa, como se fossem uma bússola.

A importância do Coach para alcançar suas metas

Traçar metas é fundamental para que sua empresa siga no caminho correto, para alcançar os objetivos definidos no seu planejamento anual. Por isso, é importante saber as diferenças entre as Metas de Resultado e Performance, para que elas sejam mais eficazes.

O trabalho de um Coach Empresarial te ajuda a definir com clareza e objetividade essas metas e alcançá-las com sucesso. Com 25 anos de experiência com empresas de Araçatuba e região, eu posso te auxiliar a obter ótimos resultados empresariais em 2026.

Vamos conversar? 



Por que a maioria dos empresários não cumpre as metas anuais?

O fim do ano está chegando e as pessoas já estão começando a fazer as famosas promessas para o próximo, não é mesmo? Com as empresas não é muito diferente. Neste momento, elas já estão fazendo seus planejamentos para 2026.

E da mesma forma que as pessoas acabam abandonando aquelas promessas ao longo do novo ano, muitos empresários não conseguem cumprir as metas anuais que planejaram.

Isso é muito ruim, pois gera uma enorme frustração para o gestor no final do outro ano e acaba provocando uma grande desmotivação.

Mas por que isso acontece?

Se você quer saber os motivos que levam muitos gestores a não alcançarem os objetivos traçados anualmente, continue lendo o texto que eu vou te explicar.

 

1 - Leitura equivocada do mercado

Um dos principais motivos é que muitos empresários não conseguem entender a movimentação que os clientes estão fazendo e as tendências que estão surgindo no mercado. Isso os leva a traçar estratégias que não são eficientes e acabam frustrando as metas planejadas.

 

2 - Superdimensionamento das metas

Em outras ocasiões, o gestor, na ânsia de alcançar a liderança do mercado ou de conquistar determinados objetivos, acaba exagerando nos números e nas metas a serem atingidas.

Esse erro de cálculo se torna um grande problema, pois cria uma expectativa alta no empresário, que ficará decepcionado na mesma proporção ao conferir os resultados no ano seguinte.

Além disso, os funcionários sofrem uma pressão que extrapola os limites, já que a empresa, talvez, não esteja no momento de alcançar aqueles números desejados pelo empreendedor.

 

3 - Falta de preparo da equipe para alcançar as metas

Muitas vezes a falta de visão do empresário está em enxergar que sua equipe não está preparada para alcançar aqueles números que ele planejou. Ou que a empresa dele ainda não tem a estrutura necessária para alcançar a meta traçada por ele.

 

4 - O gestor não está maduro para isso

E, algumas vezes, o próprio gestor não está maduro ou não tem o preparo para conduzir a empresa para aquelas metas superdimensionadas por ele mesmo.

 

O que os gestores devem fazer para cumprir as metas anuais?

Criar metas anuais é muito importante para os negócios. Mas os empresários precisam traçar Metas SMART para poder concretizá-las. O que isso significa? Elas precisam ser mensuráveis, alcançáveis e relevantes.

Além disso, você e sua equipe precisam estar preparados para colocar em prática as estratégias que vão levar até a realização das metas. Uma das formas de se fazer isso é buscando a ajuda de um coach empresarial.

Com minha experiência de 25 anos trabalhando com empresas em Araçatuba e região, eu posso te ajudar com os serviços de coaching e mentoria a traçar e alcançar as metas de sua empresa. Vamos conversar?



O Segredo da Alta Performance: Autoconhecimento e Autogerenciamento na Carreira

Diante de um mercado tão competitivo e dinâmico,conquistar a alta performance é um diferencial para a carreira, tendo como estratégia o autoconhecimento e o autogerenciamento, duas poderosas competências de inteligência emocional, que impactam diretamente nos resultados.

E a integração desses dois pilares é o que distingue e destaca um profissional, sendo ponto de partida para o desenvolvimento e crescimento, tanto pessoal, quanto nos negócios. Continue a leitura e confira como o autoconhecimento para performance é essencial e o auto gerenciamento capacita isso.

 

O Autoconhecimento

O autoconhecimento é a capacidade de compreender a si mesmo, de explorar, olhar para dentro e entender pensamentos e emoções. É identificar e reconhecer princípios, comportamentos, limites, valores, crenças,forças e fraquezas.

Ele é um ponto fundamental, é uma competência da inteligência emocional que proporciona maior autoconfiança, facilita a comunicação, além de ajudar a definir o caminho a seguir de forma mais clara e auxiliar na tomada de decisões.

Com a ajuda do trabalho de um coach fica mais fácil descobrir aspectos cruciais da identidade profissional, como os pontos fracos e pontos fortes, ajudando a entender no que realmente somos bons e no que não somos bons.

·        PontosFracos: São os pontos que precisam de atenção, os gaps de desenvolvimento. Muitas vezes são gatilhos emocionais, que drenam nossas energias ou mesmo hábitos inconscientes que nos autossabotam. O primeiro passo é reconhecê-los, mapeá-los e, assim, identificá-los para criar estratégias de mitigação, planos de ação ou delegar com sabedoria.

·        PontosFortes: São os conhecidos talentos naturais, que vão desdehabilidades técnicas (Hard Skills),como fluência em idiomas, fazer cálculos, até as habilidades comportamentais (Soft Skills), como facilidade na comunicação, interação, liderança e na criatividade. Conhecê-los ajuda a maximizar resultados com eficiência e com menor esforço.

Ou seja, o autoconhecimento oferece clareza estratégica, direcionando onde você é mais eficiente e onde deve melhorar para potencializarseu desempenho. Para isso, é preciso analisar e ver quem você é, para se aprimorar e não imitar modelos de sucesso.

Inclusive alguns pontos fracos podem acabar impactando em nossos pontos fortes, limitando o potencial. E para ter uma visão completa,podemos citar uma importante variação do autoconhecimento: o autoconhecimento externo.

O autoconhecimento externo é como as pessoas te veem enão apenas como você acha que é. E ter esse conhecimento é fundamental para saber como as pessoas te percebem, porque se você tem um bom conhecimento de como é visto, consegue ajustar sua comunicação e interação com as pessoas,melhorando assim seus resultados.


O Autogerenciamento

O autogerenciamento atua como uma bússola estratégica para a ação. É a habilidade de gerenciar a si mesmo, incluindo ações, emoções,comportamentos, com autonomia. A partir do autoconhecimento você consegue estabelecer objetivos claros, o que ajuda no desenvolvimento e performance.

É por meio do autogerenciamento que, com disciplina e proatividade, consegue-se transformar a clareza do autoconhecimento em resultados concretos. Pois, sem autogerenciamento, você também perde performance.

Entre as ações estão:

·        Ajuste de comunicação

·        Ajuste de interação para resultados

·        Priorizar tarefas importantes

·        Gestão do tempo, evitando procrastinação e organizando a rotina

·        Controle emocional e resiliência

·        Autoavaliação e feedback

·        Automotivação

 

Notavelmente, o autogerenciamento é a chave para sair da intenção e ir para a ação, saindo do “piloto automático” e tornando-se o CEO da sua própria vida. Uma ferramenta que transforma o autoconhecimento em atitudes consistentes, elevando seu desempenho e garantindo resultados superiores.

E, para isso, a ajuda do coach se torna essencial,pois oferece métodos e técnicas poderosas para acelerar a clareza do autoconhecimento e a eficácia do autogerenciamento.

 

O Papel do Coach para o Autoconhecimento e o Autogerenciamento

O coach é um facilitador estratégico, que ajuda desde os primeiros passos de auto descoberta, guiando o coachee e ajudando-o a identificar seus pontos fracos e pontos fortes, caminhando juntos, encarando desafios e crenças limitantes.

É o profissional que tem como papel te auxiliar a se conhecer, estimulando o autoconhecimento e o foco na ação, promovendo o autogerenciamento.

O trabalho de coach é a ponte que une essas duas habilidades essenciais, garantindo que o potencial se revele e, com ações consistentes, chegue aos resultados de excelência. O coaching visa impactar e desafiar o coachee a sair da sua zona de conforto, mantendo o foco de alcançar a alta performance e sustentabilidade dos resultados.

Por isso, se você busca essa melhoria e crescimento,eu posso te ajudar. Sou coach em Araçatuba, em nível sênior, com mais de 20 anos de experiência. Possuo a metodologia e o conhecimento prático para te guiar e transformar seu potencial em sucesso real. Vamos conversar? Clique aqui e agende uma sessão comigo!

 

 

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