O Coaching tem como principal objetivo construir no Coachee a independência, ou seja, guiá-lo até a autossuficiência para resolver os diversos problemas que poderão surgir ao longo de sua caminhada.
É preciso entender que a pessoa orientada não poderá ficar refém do Coach para que seus problema sejam resolvido, mas sim, entender e aplicar as técnicas e ensinamentos adquiridos, uma vez que, essa “liberdade” é o maior sinal de uma mentoria bem sucedida.
Mas então, o que o Coach faz?
Visando ir muito além do que propor respostas para uma dúvida única do cliente, o trabalho do Coach é leva-lo ao ponto desejado passando por aprendizados onde ele desenvolva, sozinho, estratégias e caminhos para a resolução de um ou mais conflitos.
Quando o Coachee chega com alguma dúvida até o Coach e o mesmo entrega a resposta de forma fácil e sem nenhum explicação prévia dos motivos e justificativas para os atos a serem tomados, uma dependência nada saudável é criada e uma das principais características desse trabalho é totalmente perdida, já que o Coaching é um processo onde o cliente busca melhorar o desempenho para alcançar metas e objetivos por meio da assistência de um profissional, e não com a dependência do mesmo.
Confira 3 dicas de um trabalho saudável de Coaching
1- Apoie seu Coachee na descoberta de que caminho seguir
O apoio é extremamente necessário na jornada de uma pessoa que está indecisa, desmotivada ou então perdida sobre qual caminho trilhar, nesses momentos, tudo o que o seu cliente precisa são propostas de melhorias para alcançar os resultados desejados.
2- Ajude-o a enxergar com clareza os próprios objetivos
Ofereça uma análise em terceira pessoa para que ele possa ter uma segunda perspectiva sobre determinada ação e analisar se é realmente necessária. Implemente o seguinte pensamento: faça-o perguntar a si mesmo se o que está fazendo nos dias de hoje, está o levando para mais perto de onde quer estar amanhã.
Incentive seu Coachee a ter autonomia
Mostrar para seu cliente que o caminho para a conquista dos objetivos é ter autonomia, autoestima e autossuficiência, impacta direta e positivamente no desenvolvimento pessoal do mesmo.
_______________________________________________________________
Acredito que agora você conseguiu entender os malefícios dessa dependência criada entre o Coach e o Coache, não é mesmo?
Sou André Riemma, stuo como Coach em Araçatuba e região, com especialização empresarial, sou Psicólogo e Coach Sênior com mais de 15 anos de experiência, com especialização em Terapia Cognitivo Comportamental.
Vamos conversar? Realizo seu atendimento presencial ou online. Para mais informações, fale comigo. Será um prazer te ajudar!
Glossário
Coach: Profissional que realiza as mentorias
Coaching: Técnica de realização dessas mentorias
Coachee: Cliente
.