Soft Skills e Hard Skills - o que e?, exemplos e como desenvolvê-las

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Soft Skills e Hard Skills - o que e?, exemplos e como desenvolvê-las

 

O mercado de trabalho tem se modificado com o passar dos anos e uma das tendências que tem ganhado espaço e se tornado decisiva nos processos seletivos são as habilidades, em que as empresas buscam mais que qualificações e competências técnicas, buscam conhecer as aptidões pessoais e comportamentais, os termos conhecidos como: Soft Skills e Hard Skills.

 

Provavelmente você já deve ter ouvido falar desses dois termos, mas sabe suas características, diferenças e benefícios? As empresas estão percebendo a necessidade de somar Soft Skills e Hard Skills, então para ficar por dentro do assunto, continue a leitura e descubra.

 

 

O que são Soft Skills e Hard Skills?

 

A palavra Skills traduzida do inglês significa habilidades e para sabermos mais sobre os conceitos de Soft Skills e Hard Skills, vamos entender primeiramente sua fisiologia.

 

As Soft Skills equivalem à capacidade mental e emocional, ou seja, são habilidades reguladas pelo lado direito do cérebro e as Hard Skills equivalem à capacidade técnica, reguladas pela parte esquerda do cérebro.

 

Mas então, o que é Soft Skills?

 

As Soft Skills são as habilidades comportamentais, que incluem personalidade e temperamento, intimamente ligadas à inteligência emocional, utilizadas nos relacionamentos interpessoais.

 

Exemplos de Soft Skills:

* Comunicação eficaz;

* Liderança;

* Relacionamento interpessoal;

* Resolução de problemas;

* Ética de trabalho;

* Negociação;

* Persuasão;

* Criatividade;

* Empatia;

* Proatividade

* Flexibilidade;

* Gerenciar tempo;

* Cultura do feedback;

* Resiliência;

* Espírito de equipe.

 

 

E as Hard Skills?

 

As Hard Skills são as habilidades técnicas, profissionais, que podem ser aprendidas através de cursos, certificações, livros, etc. São as habilidades que podem ser avaliadas e que por muito tempo foram a principal forma de analisar um profissional.

 

Exemplos de Hard Skills:

 

Gestão de projetos;

Conhecimento e fluência em uma língua estrangeira;

Graduação;

Cursos técnicos;

Mestrados e doutorados;

Conhecimento na operação de máquinas e ferramentas;

Habilidades ligadas à informática;

Gestão de pessoas;

Habilidades analíticas – análise, interpretação e apresentação de dados;

Habilidades da escrita - gramática, pontuação, ortografia e vocabulário.

 

 

A diferença entre Soft Skills e Hard Skills

 

A principal diferença entre Soft Skills e Hard Skills está na capacidade de comprovar essas competências e mensurá-las. Afinal, as Soft Skills ficam perceptíveis após conhecer melhor o candidato, com testes psicológicos e comportamentais e claro a convivência diária, que acontece com o tempo. Já as Hard Skills são as qualificações profissionais, o conhecimento por determinada ferramenta ou serviço.

A união dessas duas habilidades é o melhor perfil, visto que o conhecimento junto ao aspecto emocional, isto é, no modo de como a pessoa reage às situações, é determinante para os melhores resultados.

 

Muitos profissionais têm várias Hard Skills em seu currículo, mas o mercado tem valorizado cada vez mais as competências pessoais, ou seja, esse é um desafio no mundo corporativo, encontrar pessoas com essas habilidades.

 

 

A Similaridade entre Soft Skills e Hard Skills

 

As Hard Skills são aprendizagens ensinadas nas grades acadêmicas com tempo determinado. As Soft Skills também podem ser ensinadas, treinadas e desenvolvidas, no entanto é um processo mais difícil e demorado.

 

Isto é, as Soft e Hard Skills têm suas diferenças, mas uma similaridade: ambas podem ser desenvolvidas!

 

Claro que nada substitui o natural, mas o profissional pode aprender com resiliência, vontade de melhorar, estudando sobre essa habilidade que quer desenvolver. E mesmo que com o tempo a tecnologia avance, a máquina não conseguirá suprir as habilidades de criatividade, atenção, empatia, por isso desenvolver essas habilidades faz muita diferença.

 

 

Como Desenvolver essas Habilidades

 

 

Para ficar preparado para o mercado é muito importante desenvolver as Soft e Hard Skills, entendendo suas diferenças, mas encarando que ambas podem ser desenvolvidas e aperfeiçoadas.

É preciso estudar para fortalecer as Hard Skills, realizando especializações, cursos técnicos, superiores. E também indo em busca de desenvolver as Soft Skills, buscando autoconhecimento, com ajuda de terapia, uma sessão de coaching ou mesmo se percebendo melhor e encontrando o que deseja evoluir. É interessante inclusive, além de terapia, buscar por cursos e treinamentos que ajudem a desenvolver essa habilidade, como cursos para a inteligência emocional.

Voce pode conferir mais sobre a inteligência emocional acessando o meu artigo: Inteligência Emocional - por que é tão importante? 

Benefícios que Soft Skills e Hard Skills proporcionam

Investir e se dedicar no desenvolvimento de Soft e Hard Skills é muito importante, afinal esses conhecimentos proporcionam vários benefícios, tanto para a empresa, quanto para o profissional.

 

Para as empresas, investir nas habilidades dos profissionais, pode gerar mais produtividade, além de um ambiente mais harmônico, com pessoas preparadas e mais motivadas.

Para os profissionais ao aperfeiçoar habilidades, conquista mais motivação, segurança, autoestima e valorização no mercado.

 

Isto é, todo mundo ganha, o relacionamento no ambiente de trabalho flui melhor, os negócios melhoram e os profissionais também.

Por isso, aprimorar essas habilidades constantemente é um incentivo ao desenvolvimento profissional e claro as empresas podem ajudar nisso.

 

 

Como desenvolver essas habilidades na sua empresa?

 

 

O profissional pode ter a iniciativa para aprimorar suas habilidades, mas a empresa exerce um papel importante, pois pode ajudar nesse desenvolvimento.

 

A sua empresa pode investir em palestras, treinamentos e programas de capacitação, podendo custear integralmente ou parcialmente, cursos, profissionalizações ou mesmo graduações, isso para as habilidades Hard Skills.

 

Para aperfeiçoar as habilidades Soft Skills de seus colaboradores, a sua empresa pode viabilizar palestras voltadas para o desenvolvimento comportamental, como workshops, também programas de acompanhamento individual.

 

A sua empresa pode ajudar o profissional a desenvolver suas habilidades, oferecendo:

 

*Treinamentos – palestras, workshops, cursos, tanto para qualificação, quanto para aptidões, como liderança e comunicação pessoal.

 

*Incentivar a busca por especializações no segmento comportamental– ajudará no crescimento pessoal e profissional. Busca pelo autoconhecimento e capacitação para prepará-lo para um mercado competitivo e moderno.

 

*Aplicar gamificação – adotar essa estratégia inovadora e moderna, que tem o conceito de pontuação, recompensa e storytellings como motivação para eles irem atrás de objetivos, formas de solucionar problemas, aprender novas habilidades, desenvolvendo Hard e Soft Skills.

 

*Incentivar novas formações educacionais –  mais qualificação profissional, de grande peso nas triagens de candidatos a uma vaga, diferenciais. Cursos para novos idiomas, intercâmbios, certificações e licenças, graduação, pós-graduação.

 

*Fomentar o senso de colaboração da equipe – habilidade que favorece o ambiente de trabalho, a produtividade e desenvolvimento da equipe, incentivando-a como um todo, em que um completa o outro.

 

*Incentivar a comunicação – é uma das bases mais importantes, que de forma clara e objetiva apresenta as ideias, informações, é a interação.

 

*Incentivar o bom relacionamento interpessoal – estimular os profissionais de diferentes áreas a se sintonizarem aos objetivos e se relacionarem com a finalidade de alcançar os melhores resultados em suas áreas e assim no todo.

 

*Estimular e reconhecer a equipe – reconhecer os profissionais que se destacam, como motivação e incentivo para o desenvolvimento de toda a equipe.

 

*Elaborar cultura de feedback – manter constante troca de feedback com seus funcionários, ideal para notar o que está funcionando e o que precisa ser melhorado.

 

 

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Metas de Resultado X Metas de Performance: Quais são as diferenças?

Como eu já escrevi aqui neste blog anteriormente, o fim do ano é a época das empresas se planejarem para 2026. E por que é importante ter um planejamento anual para o seu negócio? Empresas que não possuem planejamento,estão na grande maioria das vezes, fadadas ao fracasso, pois não têm uma direção clara de onde querem chegar.

Dentro do planejamento existem as metas, que são essenciais para se alcançar os objetivos principais de um empreendimento.

São as metas que darão um senso de propósito e direcionamento, alinhando o trabalho das equipes com os resultados empresariais traçados previamente. Elas também permitem que o desempenho do seu negócio seja medido de forma clara e objetiva.

Além disso,as metas servem como motivação, uma vez que geram um sentimento de satisfação toda vez que são atingidas, incentivando a equipe a buscar novos desafios.

É importante saber que existem dois tipos de metas diferentes: as Metas de Resultado e as Metas de Performance. Se você quer saber quais são as diferenças entre elas, continue a leitura.

O que são Metas de Resultado?

As Metas de Resultado têm a ver com o “produto final”, onde sua empresa quer chegar. Elas estão ligadas ao “O quê?”. Ou seja: o que você quer para o seu negócio?

Por exemplo: quanto você quer ter de faturamento? Quais melhorias você quer dentro do seu negócio? Em quanto você quer aumentar seus resultados no próximo ano?

A partir dessas Metas de Resultado você vai traçar estratégias e ações para alcançá-las, o que tem a ver com o outro tipo de meta que veremos a seguir.

O que são Metas de Performance?

Já as Metas de Performance estão ligadas ao “Como?”. São as estratégias e ações que sua empresa tomará para chegar aos resultados, que foram planejados anteriormente. Ou seja, como você vai fazer para alcançar as Metas de Resultados definidas?

Elas são específicas e mensuráveis, estabelecidas para uma pessoa, equipe ou organização inteira, para se alcançar os objetivos principaisda empresa. São as Metas de Performance que vão orientar seu time a seguir na direção certa, como se fossem uma bússola.

A importância do Coach para alcançar suas metas

Traçar metas é fundamental para que sua empresa siga no caminho correto, para alcançar os objetivos definidos no seu planejamento anual. Por isso, é importante saber as diferenças entre as Metas de Resultado e Performance, para que elas sejam mais eficazes.

O trabalho de um Coach Empresarial te ajuda a definir com clareza e objetividade essas metas e alcançá-las com sucesso. Com 25 anos de experiência com empresas de Araçatuba e região, eu posso te auxiliar a obter ótimos resultados empresariais em 2026.

Vamos conversar? 



Por que a maioria dos empresários não cumpre as metas anuais?

O fim do ano está chegando e as pessoas já estão começando a fazer as famosas promessas para o próximo, não é mesmo? Com as empresas não é muito diferente. Neste momento, elas já estão fazendo seus planejamentos para 2026.

E da mesma forma que as pessoas acabam abandonando aquelas promessas ao longo do novo ano, muitos empresários não conseguem cumprir as metas anuais que planejaram.

Isso é muito ruim, pois gera uma enorme frustração para o gestor no final do outro ano e acaba provocando uma grande desmotivação.

Mas por que isso acontece?

Se você quer saber os motivos que levam muitos gestores a não alcançarem os objetivos traçados anualmente, continue lendo o texto que eu vou te explicar.

 

1 - Leitura equivocada do mercado

Um dos principais motivos é que muitos empresários não conseguem entender a movimentação que os clientes estão fazendo e as tendências que estão surgindo no mercado. Isso os leva a traçar estratégias que não são eficientes e acabam frustrando as metas planejadas.

 

2 - Superdimensionamento das metas

Em outras ocasiões, o gestor, na ânsia de alcançar a liderança do mercado ou de conquistar determinados objetivos, acaba exagerando nos números e nas metas a serem atingidas.

Esse erro de cálculo se torna um grande problema, pois cria uma expectativa alta no empresário, que ficará decepcionado na mesma proporção ao conferir os resultados no ano seguinte.

Além disso, os funcionários sofrem uma pressão que extrapola os limites, já que a empresa, talvez, não esteja no momento de alcançar aqueles números desejados pelo empreendedor.

 

3 - Falta de preparo da equipe para alcançar as metas

Muitas vezes a falta de visão do empresário está em enxergar que sua equipe não está preparada para alcançar aqueles números que ele planejou. Ou que a empresa dele ainda não tem a estrutura necessária para alcançar a meta traçada por ele.

 

4 - O gestor não está maduro para isso

E, algumas vezes, o próprio gestor não está maduro ou não tem o preparo para conduzir a empresa para aquelas metas superdimensionadas por ele mesmo.

 

O que os gestores devem fazer para cumprir as metas anuais?

Criar metas anuais é muito importante para os negócios. Mas os empresários precisam traçar Metas SMART para poder concretizá-las. O que isso significa? Elas precisam ser mensuráveis, alcançáveis e relevantes.

Além disso, você e sua equipe precisam estar preparados para colocar em prática as estratégias que vão levar até a realização das metas. Uma das formas de se fazer isso é buscando a ajuda de um coach empresarial.

Com minha experiência de 25 anos trabalhando com empresas em Araçatuba e região, eu posso te ajudar com os serviços de coaching e mentoria a traçar e alcançar as metas de sua empresa. Vamos conversar?



O Segredo da Alta Performance: Autoconhecimento e Autogerenciamento na Carreira

Diante de um mercado tão competitivo e dinâmico,conquistar a alta performance é um diferencial para a carreira, tendo como estratégia o autoconhecimento e o autogerenciamento, duas poderosas competências de inteligência emocional, que impactam diretamente nos resultados.

E a integração desses dois pilares é o que distingue e destaca um profissional, sendo ponto de partida para o desenvolvimento e crescimento, tanto pessoal, quanto nos negócios. Continue a leitura e confira como o autoconhecimento para performance é essencial e o auto gerenciamento capacita isso.

 

O Autoconhecimento

O autoconhecimento é a capacidade de compreender a si mesmo, de explorar, olhar para dentro e entender pensamentos e emoções. É identificar e reconhecer princípios, comportamentos, limites, valores, crenças,forças e fraquezas.

Ele é um ponto fundamental, é uma competência da inteligência emocional que proporciona maior autoconfiança, facilita a comunicação, além de ajudar a definir o caminho a seguir de forma mais clara e auxiliar na tomada de decisões.

Com a ajuda do trabalho de um coach fica mais fácil descobrir aspectos cruciais da identidade profissional, como os pontos fracos e pontos fortes, ajudando a entender no que realmente somos bons e no que não somos bons.

·        PontosFracos: São os pontos que precisam de atenção, os gaps de desenvolvimento. Muitas vezes são gatilhos emocionais, que drenam nossas energias ou mesmo hábitos inconscientes que nos autossabotam. O primeiro passo é reconhecê-los, mapeá-los e, assim, identificá-los para criar estratégias de mitigação, planos de ação ou delegar com sabedoria.

·        PontosFortes: São os conhecidos talentos naturais, que vão desdehabilidades técnicas (Hard Skills),como fluência em idiomas, fazer cálculos, até as habilidades comportamentais (Soft Skills), como facilidade na comunicação, interação, liderança e na criatividade. Conhecê-los ajuda a maximizar resultados com eficiência e com menor esforço.

Ou seja, o autoconhecimento oferece clareza estratégica, direcionando onde você é mais eficiente e onde deve melhorar para potencializarseu desempenho. Para isso, é preciso analisar e ver quem você é, para se aprimorar e não imitar modelos de sucesso.

Inclusive alguns pontos fracos podem acabar impactando em nossos pontos fortes, limitando o potencial. E para ter uma visão completa,podemos citar uma importante variação do autoconhecimento: o autoconhecimento externo.

O autoconhecimento externo é como as pessoas te veem enão apenas como você acha que é. E ter esse conhecimento é fundamental para saber como as pessoas te percebem, porque se você tem um bom conhecimento de como é visto, consegue ajustar sua comunicação e interação com as pessoas,melhorando assim seus resultados.


O Autogerenciamento

O autogerenciamento atua como uma bússola estratégica para a ação. É a habilidade de gerenciar a si mesmo, incluindo ações, emoções,comportamentos, com autonomia. A partir do autoconhecimento você consegue estabelecer objetivos claros, o que ajuda no desenvolvimento e performance.

É por meio do autogerenciamento que, com disciplina e proatividade, consegue-se transformar a clareza do autoconhecimento em resultados concretos. Pois, sem autogerenciamento, você também perde performance.

Entre as ações estão:

·        Ajuste de comunicação

·        Ajuste de interação para resultados

·        Priorizar tarefas importantes

·        Gestão do tempo, evitando procrastinação e organizando a rotina

·        Controle emocional e resiliência

·        Autoavaliação e feedback

·        Automotivação

 

Notavelmente, o autogerenciamento é a chave para sair da intenção e ir para a ação, saindo do “piloto automático” e tornando-se o CEO da sua própria vida. Uma ferramenta que transforma o autoconhecimento em atitudes consistentes, elevando seu desempenho e garantindo resultados superiores.

E, para isso, a ajuda do coach se torna essencial,pois oferece métodos e técnicas poderosas para acelerar a clareza do autoconhecimento e a eficácia do autogerenciamento.

 

O Papel do Coach para o Autoconhecimento e o Autogerenciamento

O coach é um facilitador estratégico, que ajuda desde os primeiros passos de auto descoberta, guiando o coachee e ajudando-o a identificar seus pontos fracos e pontos fortes, caminhando juntos, encarando desafios e crenças limitantes.

É o profissional que tem como papel te auxiliar a se conhecer, estimulando o autoconhecimento e o foco na ação, promovendo o autogerenciamento.

O trabalho de coach é a ponte que une essas duas habilidades essenciais, garantindo que o potencial se revele e, com ações consistentes, chegue aos resultados de excelência. O coaching visa impactar e desafiar o coachee a sair da sua zona de conforto, mantendo o foco de alcançar a alta performance e sustentabilidade dos resultados.

Por isso, se você busca essa melhoria e crescimento,eu posso te ajudar. Sou coach em Araçatuba, em nível sênior, com mais de 20 anos de experiência. Possuo a metodologia e o conhecimento prático para te guiar e transformar seu potencial em sucesso real. Vamos conversar? Clique aqui e agende uma sessão comigo!

 

 

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