Soft Skills e Hard Skills - o que e?, exemplos e como desenvolvê-las

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Soft Skills e Hard Skills - o que e?, exemplos e como desenvolvê-las

 

O mercado de trabalho tem se modificado com o passar dos anos e uma das tendências que tem ganhado espaço e se tornado decisiva nos processos seletivos são as habilidades, em que as empresas buscam mais que qualificações e competências técnicas, buscam conhecer as aptidões pessoais e comportamentais, os termos conhecidos como: Soft Skills e Hard Skills.

 

Provavelmente você já deve ter ouvido falar desses dois termos, mas sabe suas características, diferenças e benefícios? As empresas estão percebendo a necessidade de somar Soft Skills e Hard Skills, então para ficar por dentro do assunto, continue a leitura e descubra.

 

 

O que são Soft Skills e Hard Skills?

 

A palavra Skills traduzida do inglês significa habilidades e para sabermos mais sobre os conceitos de Soft Skills e Hard Skills, vamos entender primeiramente sua fisiologia.

 

As Soft Skills equivalem à capacidade mental e emocional, ou seja, são habilidades reguladas pelo lado direito do cérebro e as Hard Skills equivalem à capacidade técnica, reguladas pela parte esquerda do cérebro.

 

Mas então, o que é Soft Skills?

 

As Soft Skills são as habilidades comportamentais, que incluem personalidade e temperamento, intimamente ligadas à inteligência emocional, utilizadas nos relacionamentos interpessoais.

 

Exemplos de Soft Skills:

* Comunicação eficaz;

* Liderança;

* Relacionamento interpessoal;

* Resolução de problemas;

* Ética de trabalho;

* Negociação;

* Persuasão;

* Criatividade;

* Empatia;

* Proatividade

* Flexibilidade;

* Gerenciar tempo;

* Cultura do feedback;

* Resiliência;

* Espírito de equipe.

 

 

E as Hard Skills?

 

As Hard Skills são as habilidades técnicas, profissionais, que podem ser aprendidas através de cursos, certificações, livros, etc. São as habilidades que podem ser avaliadas e que por muito tempo foram a principal forma de analisar um profissional.

 

Exemplos de Hard Skills:

 

Gestão de projetos;

Conhecimento e fluência em uma língua estrangeira;

Graduação;

Cursos técnicos;

Mestrados e doutorados;

Conhecimento na operação de máquinas e ferramentas;

Habilidades ligadas à informática;

Gestão de pessoas;

Habilidades analíticas – análise, interpretação e apresentação de dados;

Habilidades da escrita - gramática, pontuação, ortografia e vocabulário.

 

 

A diferença entre Soft Skills e Hard Skills

 

A principal diferença entre Soft Skills e Hard Skills está na capacidade de comprovar essas competências e mensurá-las. Afinal, as Soft Skills ficam perceptíveis após conhecer melhor o candidato, com testes psicológicos e comportamentais e claro a convivência diária, que acontece com o tempo. Já as Hard Skills são as qualificações profissionais, o conhecimento por determinada ferramenta ou serviço.

A união dessas duas habilidades é o melhor perfil, visto que o conhecimento junto ao aspecto emocional, isto é, no modo de como a pessoa reage às situações, é determinante para os melhores resultados.

 

Muitos profissionais têm várias Hard Skills em seu currículo, mas o mercado tem valorizado cada vez mais as competências pessoais, ou seja, esse é um desafio no mundo corporativo, encontrar pessoas com essas habilidades.

 

 

A Similaridade entre Soft Skills e Hard Skills

 

As Hard Skills são aprendizagens ensinadas nas grades acadêmicas com tempo determinado. As Soft Skills também podem ser ensinadas, treinadas e desenvolvidas, no entanto é um processo mais difícil e demorado.

 

Isto é, as Soft e Hard Skills têm suas diferenças, mas uma similaridade: ambas podem ser desenvolvidas!

 

Claro que nada substitui o natural, mas o profissional pode aprender com resiliência, vontade de melhorar, estudando sobre essa habilidade que quer desenvolver. E mesmo que com o tempo a tecnologia avance, a máquina não conseguirá suprir as habilidades de criatividade, atenção, empatia, por isso desenvolver essas habilidades faz muita diferença.

 

 

Como Desenvolver essas Habilidades

 

 

Para ficar preparado para o mercado é muito importante desenvolver as Soft e Hard Skills, entendendo suas diferenças, mas encarando que ambas podem ser desenvolvidas e aperfeiçoadas.

É preciso estudar para fortalecer as Hard Skills, realizando especializações, cursos técnicos, superiores. E também indo em busca de desenvolver as Soft Skills, buscando autoconhecimento, com ajuda de terapia, uma sessão de coaching ou mesmo se percebendo melhor e encontrando o que deseja evoluir. É interessante inclusive, além de terapia, buscar por cursos e treinamentos que ajudem a desenvolver essa habilidade, como cursos para a inteligência emocional.

Voce pode conferir mais sobre a inteligência emocional acessando o meu artigo: Inteligência Emocional - por que é tão importante? 

Benefícios que Soft Skills e Hard Skills proporcionam

Investir e se dedicar no desenvolvimento de Soft e Hard Skills é muito importante, afinal esses conhecimentos proporcionam vários benefícios, tanto para a empresa, quanto para o profissional.

 

Para as empresas, investir nas habilidades dos profissionais, pode gerar mais produtividade, além de um ambiente mais harmônico, com pessoas preparadas e mais motivadas.

Para os profissionais ao aperfeiçoar habilidades, conquista mais motivação, segurança, autoestima e valorização no mercado.

 

Isto é, todo mundo ganha, o relacionamento no ambiente de trabalho flui melhor, os negócios melhoram e os profissionais também.

Por isso, aprimorar essas habilidades constantemente é um incentivo ao desenvolvimento profissional e claro as empresas podem ajudar nisso.

 

 

Como desenvolver essas habilidades na sua empresa?

 

 

O profissional pode ter a iniciativa para aprimorar suas habilidades, mas a empresa exerce um papel importante, pois pode ajudar nesse desenvolvimento.

 

A sua empresa pode investir em palestras, treinamentos e programas de capacitação, podendo custear integralmente ou parcialmente, cursos, profissionalizações ou mesmo graduações, isso para as habilidades Hard Skills.

 

Para aperfeiçoar as habilidades Soft Skills de seus colaboradores, a sua empresa pode viabilizar palestras voltadas para o desenvolvimento comportamental, como workshops, também programas de acompanhamento individual.

 

A sua empresa pode ajudar o profissional a desenvolver suas habilidades, oferecendo:

 

*Treinamentos – palestras, workshops, cursos, tanto para qualificação, quanto para aptidões, como liderança e comunicação pessoal.

 

*Incentivar a busca por especializações no segmento comportamental– ajudará no crescimento pessoal e profissional. Busca pelo autoconhecimento e capacitação para prepará-lo para um mercado competitivo e moderno.

 

*Aplicar gamificação – adotar essa estratégia inovadora e moderna, que tem o conceito de pontuação, recompensa e storytellings como motivação para eles irem atrás de objetivos, formas de solucionar problemas, aprender novas habilidades, desenvolvendo Hard e Soft Skills.

 

*Incentivar novas formações educacionais –  mais qualificação profissional, de grande peso nas triagens de candidatos a uma vaga, diferenciais. Cursos para novos idiomas, intercâmbios, certificações e licenças, graduação, pós-graduação.

 

*Fomentar o senso de colaboração da equipe – habilidade que favorece o ambiente de trabalho, a produtividade e desenvolvimento da equipe, incentivando-a como um todo, em que um completa o outro.

 

*Incentivar a comunicação – é uma das bases mais importantes, que de forma clara e objetiva apresenta as ideias, informações, é a interação.

 

*Incentivar o bom relacionamento interpessoal – estimular os profissionais de diferentes áreas a se sintonizarem aos objetivos e se relacionarem com a finalidade de alcançar os melhores resultados em suas áreas e assim no todo.

 

*Estimular e reconhecer a equipe – reconhecer os profissionais que se destacam, como motivação e incentivo para o desenvolvimento de toda a equipe.

 

*Elaborar cultura de feedback – manter constante troca de feedback com seus funcionários, ideal para notar o que está funcionando e o que precisa ser melhorado.

 

 

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A Relação entre Coaching e Crescimento Sustentável dentro das empresas

Cada vez mais inserido nas organizações, o Coaching Empresarial de fato contribui com o crescimento das empresas, de forma saudável e mais equilibrada.

Essa contribuição pode ser vista em vários âmbitos do cenário empresarial, possibilitando que empresas prosperem e se destaquem utilizando dessa ferramenta estratégica para motivar o crescimento e desenvolvimento do negócio.

Neste artigo, vamos descobrir a relação entre o coaching e o crescimento sustentável, reforçando como a junção das duas coisas serve para impulsionar o sucesso das empresas.

Coaching para o desenvolvimento sustentável: qual a sua tarefa e os seus benefícios?

Pensando no desenvolvimento sustentável de uma empresa, o coaching empresarial vai muito além do crescimento em números, alcançando resultados no desenvolvimento de gestores responsáveis, estímulo à inovação e criatividade, incentivo ao compromisso e desenvolvimento dos colaboradores e também na formação de metas claras e mensuráveis. 

Entenda, de forma minuciosa, como o método do coaching empresarial auxilia para o crescimento sustentável: 

Aperfeiçoamento de líderes responsáveis

Ter uma liderança preparada promove bons resultados de modo geral na organização. O desenvolvimento de gestores através do coaching empresarial, capacita as habilidades técnicas e comportamentais, auxiliando na tomada consciente de decisões, além de fomentar e fortalecer uma boa cultura organizacional.

Incentivo à inovação e a criatividade

Empresas que investem no método do coaching empresarial garantem um ambiente de trabalho inovador e criativo, promovendo o incentivo de ideias originais. Além disso, aumentar o incentivo de inovação e criatividade, resulta na prática de ações mais eficientes e na redução de custos.

Estímulo do compromisso e desenvolvimento dos funcionários

Com profissionais engajados e motivados, o crescimento sustentável de uma empresa torna-se evidente. O coaching empresarial é uma poderosa ferramenta para fomentar o compromisso e o desenvolvimento dos colaboradores, auxiliando-os a alcançar seu máximo potencial. 

Ainda facilita a identificação e o aprimoramento de talentos internos, diminuindo a rotatividade e fortalecendo a continuidade e a estabilidade organizacional.

Criação de objetivos claros e atingíveis 

Com a formação de metas realistas, equilibradas e mensuráveis, as empresas conseguem acompanhar seu progresso e fazer ajustes necessários para ter um crescimento consistente a longo prazo. 

O coaching empresarial auxilia as empresas a construírem esses objetivos, alinhados à sua visão e valores.

Visto como o Coaching Empresarial funciona e qual é o seu papel, é preciso entender quais benefícios ele traz para as organizações. Continue acompanhando a leitura!

Os benefícios do Coaching Empresarial 

1 - Cultura Organizacional sólida e positiva

Empresas que apostam no coaching empresarial desenvolvem uma cultura organizacional mais forte, com profissionais com senso de colaboração e responsabilidade e que sempre buscam se desenvolver mais. Além disso, uma cultura forte promove a atração e retenção de talentos e cria um bom relacionamento com clientes e parceiros.

2 - Resiliência e Adaptabilidade

O coaching empresarial ajuda empresas a terem mais resiliência e adaptabilidade frente aos desafios. Dessa maneira, enfrentar contratempos é a oportunidade de aprender mais, garantindo mais resultados e crescimento para a organização.

3 - Constância na melhoria de desempenho

Oferecer feedback e suporte necessário é fundamental para alcançar o sucesso sustentável dentro de uma organização. Por isso, o coaching empresarial beneficia no desempenho contínuo, tanto individual como para o grupo.

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Você sabe quais são as tendências de liderança para 2025?

Em constante transformação, o mundo corporativo traz a cada ano novas tendências de trabalho e de liderança. Para 2025, não será diferente, onde as novas tecnologias, a impulsão da inclusão e diversidade de gêneros, modelos de trabalho e ambiente saudável serão mais uma vez, pauta dessa mudança no ramo empresarial.

Nesse artigo vamos abordar as tendências de liderança para 2025, como se comporta o mercado com as mudanças e os impactos dentro das empresas. Vale continuar a leitura!

Novas tendências: Por que os líderes precisam se preparar?

Em um cenário de mudanças rápidas e intensas no ambiente corporativo, a preparação e a atenção constantes tornam-se essenciais para o sucesso das organizações. 

As tendências globais estão acelerando essas transformações, exigindo que empresas e líderes revisitem seus modelos de trabalho, adotem uma mentalidade inovadora e desenvolvam estratégias capazes de atrair e reter talentos. 

Com expectativas cada vez mais altas, especialmente entre as gerações mais jovens, os trabalhadores esperam práticas, que promovam o bem-estar no ambiente profissional e gerem impactos positivos na sociedade. Adaptar-se a essas demandas não é mais uma opção, mas uma necessidade para se manter relevante e competitivo.

Tendências: O que está por vir?

Com os novos desafios e a necessidade de adaptação ao novo cenário, os cargos de liderança estão deixando de ser definidos apenas por técnicas e autoridade. Agora, destaca-se um enfoque mais humano, autêntico e empático.  

Segundo estudos publicados pelo MIT Sloan Management Review (2024) e pelo Gallup State of the Global Workplace Report (2024), empresas que adotam uma liderança inclusiva e voltada ao bem-estar de seus colaboradores, apresentam desempenho superior em comparação às lideranças tradicionais.  

Por outro lado, os dados mostram que empresas com má gestão, apresentam taxas mais elevadas de empregados com altos níveis de estresse. Assim, para 2025, torna-se essencial que os líderes considerem aspectos, como:

• Coliderança com IA

O uso da Inteligência Artificial (IA) no mundo corporativo já é uma realidade, transformando e otimizando processos, agilizando a tomada de decisões e oferecendo análises mais profundas e complexas. 

Quando integrada às capacidades humanas, a IA tem o potencial de elevar significativamente o desempenho das organizações. Um exemplo disso, é a aplicação dessa tecnologia em departamentos de Recursos Humanos, onde ferramentas de IA auxiliam na análise e identificação de perfis de candidatos mais alinhados às vagas disponíveis. 

No entanto, é importante destacar, que a decisão final de contratação necessita de uma avaliação humana, especialmente para analisar características que correspondam à cultura organizacional, por exemplo.

• Adaptação às mudanças

Líderes que demonstram flexibilidade e capacidade de adaptação às mudanças promovem uma gestão mais fluida e descomplicada. 

Além disso, sua postura inspira as equipes a enfrentarem desafios com confiança, criando um ambiente de trabalho ágil e resiliente.

• Segurança Psicológica

A liderança do futuro requer a construção de ambientes, que promovam o compartilhamento de conhecimento, incentivem o fluxo livre de ideias e permitam que equipes colaborem de maneira eficiente. 

Garantir segurança psicológica aos colaboradores, é sinônimo de cultivar um espaço onde eles se sintam confiantes para expressar suas ideias, oferecer feedbacks e assumir riscos, contribuindo para a inovação e o crescimento em equipe.

• Liderança transparente

A transparência e a autenticidade aparecem como pilares essenciais, para construir relações de confiança genuínas e duradouras entre líderes e suas equipes. 

O comportamento dos líderes tem sido cada vez mais valorizado, especialmente pela nova geração, que busca uma gestão acessível, genuína e coerente.

Procure por um Coach para acompanhar as novas tendências de liderança

Quer aperfeiçoar a sua forma de liderar ou dos líderes do seu negócio? Conte comigo!

Com um Coach Empresarial, você estará adaptado às novas tendências para 2025, além de impulsionar sua carreira e contribuir com o progresso e resultado de sua empresa.

Sou Coach Sênior e Psicólogo em Araçatuba e região, com especialização empresarial, com mais de 15 anos de experiência.

Entre em contato comigo e vamos bater um papo, presencial ou online. Será um prazer te ajudar!



Balanço de 2024: O seu negócio e colaboradores alcançaram as metas?

O final de um ano é sempre uma oportunidade valiosa para refletir de forma ampla sobre o período que passou. Analisar o seu desempenho pessoal, profissional ou da sua empresa é uma prática essencial para planejar com mais clareza os próximos 12 meses.  

Tratando-se de negócios e metas empresariais, apresentamos nesse artigo ações que ajudam a avaliar como foi o ano da sua empresa. Elas têm como objetivo oferecer clareza sobre as operações realizadas e servir de inspiração para planejar o futuro com mais segurança e eficácia. Continue com a leitura!

Analise o seu ano de 2024

Nesse momento, de fim de ano, é possível realizar avaliações tanto práticas quanto estratégicas sobre o seu negócio, seja ele uma empresa tradicional, uma startup ou outro tipo de empreendimento.  

Por isso, em 5 passos você poderá reavaliar o seu 2024:

1- Reflita e busque inspiração  

Antes de dedicar-se nos dados e nos documentos, faça uma reflexão sobre o ano que está terminando.  

No ritmo acelerado dos últimos dias de dezembro, muitos deixam de lado a oportunidade de fazer uma pausa e analisar os acontecimentos do ano. Contudo, essa prática é uma ferramenta poderosa para promover crescimento pessoal e profissional.  

2- Você atingiu seus objetivos?

Volte sua memória para o início do ano de 2024 e tente responder: quais eram as suas expectativas e metas para aquele período?  

Liste seus objetivos e analise: quais metas você alcançou? Quais ficaram pelo caminho?  

Mas, calma. Se os resultados não foram tão positivos quanto o esperado, não desanime. Com muitos momentos desafiadores no mundo econômico, principalmente, muitos empreendedores sofreram com impactos não tão bons.

Aproveite essa análise para planejar e registrar suas metas para 2025!

3- Reflita sobre o que trouxe resultados positivos nos últimos 12 meses 

Identificar e compreender os benefícios das ações realizadas ao longo do ano, sejam elas pequenas ou grandes, é essencial para o desenvolvimento do seu negócio ou empresa.  

Essas ações podem envolver tanto iniciativas no âmbito do RH quanto melhorias em processos internos. Fazer o registro dessas práticas não apenas facilita o entendimento sobre os avanços, mas também ajuda a consolidá-las, evitando que sejam esquecidas.  

4- Avalie o comportamento do mercado 

Independentemente do desempenho da sua empresa no último ano, é muito importante observar como o mercado, de forma geral, se comportou no mesmo período.  

E vale incluir nessa análise o desempenho da concorrência. Outras empresas do seu segmento enfrentaram os mesmos desafios ou registraram os mesmos avanços? Entender e visualizar o cenário competitivo é indispensável em um mercado dinâmico e com relação.  

5- Fale sobre os resultados com sua equipe

Seja qual for o resultado das análises do ano, positivo ou negativo, é importante comunicá-lo de forma clara aos colaboradores.  

Essa transparência fortalece as relações internas, motiva a equipe e, se necessário, engaja todos para buscar um novo ano mais produtivo e promissor.

Em 2025 tenha ajuda de um Coach pros seus negócios

Agora com a metodologia de como realizar essa avaliação mais clara, você pode contar com a minha ajuda para alavancar os seus resultados em 2025.

Sou Coach Sênior e Psicólogo em Araçatuba e região, com especialização empresarial, com mais de 15 anos de experiência.

Vamos conversar? Realizo seu atendimento presencial ou online. Para mais informações, fale comigo. Será um prazer te ajudar!

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