O mercado de trabalho tem se modificado com o passar dos anos e uma das tendências que tem ganhado espaço e se tornado decisiva nos processos seletivos são as habilidades, em que as empresas buscam mais que qualificações e competências técnicas, buscam conhecer as aptidões pessoais e comportamentais, os termos conhecidos como: Soft Skills e Hard Skills.
Provavelmente você já deve ter ouvido falar desses dois termos, mas sabe suas características, diferenças e benefícios? As empresas estão percebendo a necessidade de somar Soft Skills e Hard Skills, então para ficar por dentro do assunto, continue a leitura e descubra.
O que são Soft Skills e Hard Skills?
A palavra Skills traduzida do inglês significa habilidades e para sabermos mais sobre os conceitos de Soft Skills e Hard Skills, vamos entender primeiramente sua fisiologia.
As Soft Skills equivalem à capacidade mental e emocional, ou seja, são habilidades reguladas pelo lado direito do cérebro e as Hard Skills equivalem à capacidade técnica, reguladas pela parte esquerda do cérebro.
Mas então, o que é Soft Skills?
As Soft Skills são as habilidades comportamentais, que incluem personalidade e temperamento, intimamente ligadas à inteligência emocional, utilizadas nos relacionamentos interpessoais.
Exemplos de Soft Skills:
* Comunicação eficaz;
* Liderança;
* Relacionamento interpessoal;
* Resolução de problemas;
* Ética de trabalho;
* Negociação;
* Persuasão;
* Criatividade;
* Empatia;
* Proatividade
* Flexibilidade;
* Gerenciar tempo;
* Cultura do feedback;
* Resiliência;
* Espírito de equipe.
E as Hard Skills?
As Hard Skills são as habilidades técnicas, profissionais, que podem ser aprendidas através de cursos, certificações, livros, etc. São as habilidades que podem ser avaliadas e que por muito tempo foram a principal forma de analisar um profissional.
Exemplos de Hard Skills:
Gestão de projetos;
Conhecimento e fluência em uma língua estrangeira;
Graduação;
Cursos técnicos;
Mestrados e doutorados;
Conhecimento na operação de máquinas e ferramentas;
Habilidades ligadas à informática;
Gestão de pessoas;
Habilidades analíticas – análise, interpretação e apresentação de dados;
Habilidades da escrita - gramática, pontuação, ortografia e vocabulário.
A diferença entre Soft Skills e Hard Skills
A principal diferença entre Soft Skills e Hard Skills está na capacidade de comprovar essas competências e mensurá-las. Afinal, as Soft Skills ficam perceptíveis após conhecer melhor o candidato, com testes psicológicos e comportamentais e claro a convivência diária, que acontece com o tempo. Já as Hard Skills são as qualificações profissionais, o conhecimento por determinada ferramenta ou serviço.
A união dessas duas habilidades é o melhor perfil, visto que o conhecimento junto ao aspecto emocional, isto é, no modo de como a pessoa reage às situações, é determinante para os melhores resultados.
Muitos profissionais têm várias Hard Skills em seu currículo, mas o mercado tem valorizado cada vez mais as competências pessoais, ou seja, esse é um desafio no mundo corporativo, encontrar pessoas com essas habilidades.
A Similaridade entre Soft Skills e Hard Skills
As Hard Skills são aprendizagens ensinadas nas grades acadêmicas com tempo determinado. As Soft Skills também podem ser ensinadas, treinadas e desenvolvidas, no entanto é um processo mais difícil e demorado.
Isto é, as Soft e Hard Skills têm suas diferenças, mas uma similaridade: ambas podem ser desenvolvidas!
Claro que nada substitui o natural, mas o profissional pode aprender com resiliência, vontade de melhorar, estudando sobre essa habilidade que quer desenvolver. E mesmo que com o tempo a tecnologia avance, a máquina não conseguirá suprir as habilidades de criatividade, atenção, empatia, por isso desenvolver essas habilidades faz muita diferença.
Como Desenvolver essas Habilidades
Para ficar preparado para o mercado é muito importante desenvolver as Soft e Hard Skills, entendendo suas diferenças, mas encarando que ambas podem ser desenvolvidas e aperfeiçoadas.
É preciso estudar para fortalecer as Hard Skills, realizando especializações, cursos técnicos, superiores. E também indo em busca de desenvolver as Soft Skills, buscando autoconhecimento, com ajuda de terapia, uma sessão de coaching ou mesmo se percebendo melhor e encontrando o que deseja evoluir. É interessante inclusive, além de terapia, buscar por cursos e treinamentos que ajudem a desenvolver essa habilidade, como cursos para a inteligência emocional.
Benefícios que Soft Skills e Hard Skills proporcionam
Investir e se dedicar no desenvolvimento de Soft e Hard Skills é muito importante, afinal esses conhecimentos proporcionam vários benefícios, tanto para a empresa, quanto para o profissional.
Para as empresas, investir nas habilidades dos profissionais, pode gerar mais produtividade, além de um ambiente mais harmônico, com pessoas preparadas e mais motivadas.
Para os profissionais ao aperfeiçoar habilidades, conquista mais motivação, segurança, autoestima e valorização no mercado.
Isto é, todo mundo ganha, o relacionamento no ambiente de trabalho flui melhor, os negócios melhoram e os profissionais também.
Por isso, aprimorar essas habilidades constantemente é um incentivo ao desenvolvimento profissional e claro as empresas podem ajudar nisso.
Como desenvolver essas habilidades na sua empresa?
O profissional pode ter a iniciativa para aprimorar suas habilidades, mas a empresa exerce um papel importante, pois pode ajudar nesse desenvolvimento.
A sua empresa pode investir em palestras, treinamentos e programas de capacitação, podendo custear integralmente ou parcialmente, cursos, profissionalizações ou mesmo graduações, isso para as habilidades Hard Skills.
Para aperfeiçoar as habilidades Soft Skills de seus colaboradores, a sua empresa pode viabilizar palestras voltadas para o desenvolvimento comportamental, como workshops, também programas de acompanhamento individual.
A sua empresa pode ajudar o profissional a desenvolver suas habilidades, oferecendo:
*Treinamentos – palestras, workshops, cursos, tanto para qualificação, quanto para aptidões, como liderança e comunicação pessoal.
*Incentivar a busca por especializações no segmento comportamental– ajudará no crescimento pessoal e profissional. Busca pelo autoconhecimento e capacitação para prepará-lo para um mercado competitivo e moderno.
*Aplicar gamificação – adotar essa estratégia inovadora e moderna, que tem o conceito de pontuação, recompensa e storytellings como motivação para eles irem atrás de objetivos, formas de solucionar problemas, aprender novas habilidades, desenvolvendo Hard e Soft Skills.
*Incentivar novas formações educacionais – mais qualificação profissional, de grande peso nas triagens de candidatos a uma vaga, diferenciais. Cursos para novos idiomas, intercâmbios, certificações e licenças, graduação, pós-graduação.
*Fomentar o senso de colaboração da equipe – habilidade que favorece o ambiente de trabalho, a produtividade e desenvolvimento da equipe, incentivando-a como um todo, em que um completa o outro.
*Incentivar a comunicação – é uma das bases mais importantes, que de forma clara e objetiva apresenta as ideias, informações, é a interação.
*Incentivar o bom relacionamento interpessoal – estimular os profissionais de diferentes áreas a se sintonizarem aos objetivos e se relacionarem com a finalidade de alcançar os melhores resultados em suas áreas e assim no todo.
*Estimular e reconhecer a equipe – reconhecer os profissionais que se destacam, como motivação e incentivo para o desenvolvimento de toda a equipe.
*Elaborar cultura de feedback – manter constante troca de feedback com seus funcionários, ideal para notar o que está funcionando e o que precisa ser melhorado.
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