Coaching: a importância e os mitos

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Coaching: a importância e os mitos

O trabalho de Coaching ainda provoca algumas dúvidas, apesar de mais popular no mercado, ainda existem mitos sobre o Coach e mal-entendidos, que mascaram a realidade e como essa ajuda é importante no mundo dos negócios e também no pessoal.

O Coaching tem ganhado cada vez mais espaço, principalmente por ser uma excelente ferramenta, ajudando no autoconhecimento, desenvolvimento e bons resultados, como a conquista de metas.

Para esclarecer e desmistificar o Coaching e o profissional Coach, continue a leitura e entenda melhor.

O Coaching

O Coaching é uma técnica, que através de um processo estruturado, orienta e auxilia as pessoas de forma individual ou coletiva, como para equipes de empresas. Realizado através de sessões individuais ou em grupo.

Para essa metologia são utilizados conhecimentos em administração, psicologia, neurociência, gestão de pessoas, planejamento estratégico e mais. Ou seja, é um processo que combina um conjunto de ferramentas, técnicas e conhecimentos em várias áreas para alcançar os objetivos.

A ajuda do profissional Coach, pode ser para o lado profissional ou pessoal, é um treinamento que visa ajudar o cliente a identificar seus objetivos, superar desafios, desenvolver competências e até descobrir novas habilidades.

• O Coach – é um profissional estudado e preparado para exercer o Coaching, que orienta, estimula, auxilia e utiliza técnicas focadas no autoconhecimento, superação de crises e ajuda a alcançar metas, de curto a médio prazo. Através de uma abordagem clara, visando desenvolver habilidades e competências de forma estratégica.

Muitas vezes o Coaching, mesmo com suas características é confundido com outros processos, como o Mentoring, Counseling e a Terapia. Mas é importante deixar claro, que:

 Mentoring é um método de mentoria, em que o profissional possui grande entendimento sobre determinado assunto e transmite sua experiência. Sua relação com o Coaching é o desenvolvimento de ações do presente e futuro. 

São processos diferentes, mesmo que ambos possam ajudar pessoas a evoluírem e atingirem seus objetivos. Baseia-se na transferência de conhecimento e expertise, tendo como foco no desenvolvimento da carreira.

Counseling (Aconselhamento), é uma abordagem profissional e pessoal, mais imediatista, enquanto o Coaching é uma metodologia de longo prazo. O Counseling é um processo com foco no desenvolvimento humano, que ajuda seus clientes a tomarem decisões importantes e que irão gerar grande impacto, seja no campo profissional ou pessoal. Ajudando inclusive a desenvolverem competências e encarar desafios.

Terapia e o Coaching são práticas diferentes, com objetivos e abordagens distintas. Isso porque a Terapia é um tratamento, que visa ajudar a lidar com questões emocionais, comportamentais ou psicológicas, sendo realizada por profissionais formados em Psicologia. Já o Coaching visa ajudar a alcançar objetivos futuros.

O Coaching pode ser realizado em vários contextos, como para o desenvolvimento de liderança, mudança de carreira, aumento de produtividade e equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

Existem várias áreas para o Coaching, com nichos bem específicos:

• Coaching Familiar

• Coaching de Vida

• Coaching de Relacionamento

• Coaching Espiritual

• Coaching Esportivo

• Coaching de Emagrecimento

• Coaching Nutricional

• Coaching Financeiro

• Coaching de Inteligência Emocional

Na área profissional também há divisão de nichos, são eles:

• Coaching de Liderança

• Coaching Empresarial

• Coaching Executivo

• Coaching de Carreira

• Coaching de Negócios

• Coaching de Equipe

• Coaching de Vendas

• Coaching de Performance

No Coaching as perguntas são as respostas, pois a pergunta certa ajuda a ter respostas certas, isto é, encontrar o caminho, assim a pergunta estratégica é muito mais importante. É fundamental também deixar claro, que o Coaching não tem o papel de dar respostas prontas, mas sim ajudar a encontrar o caminho para as melhores soluções.

Mitos sobre Coaching

O profissional de Coaching tem ganhado cada vez mais reconhecimento, devido aos resultados que tem oferecido no mundo corporativo, mas ainda existem alguns mitos sobre o Coach e alguns equívocos que envolvem seu trabalho.

Mito 1: Qualquer pessoa pode ser Coach – Apesar de o Coaching não ser uma profissão regulamentada em alguns países, isso não significa que qualquer pessoa pode se autodenominar Coach. 

O Coach de verdade, deve ser credenciado e certificado, ou seja, ter feito um curso em um órgão sério, para garantir um conjunto de competências e então oferecer um serviço de qualidade. Muitas pessoas desconfiam de Coaches, devido ao que foi visto com alguns charlatões, que se intitulam Coaches. Mas é essencial verificar e procurar um profissional de verdade.

É claro, que qualquer pessoa pode fazer o curso, mas além disso, também se espera que tenha felling e dedicação para uma condução responsável e efetiva, assim como também sempre manter-se atualizado. Por isso, ser Coach não é exatamente para todos.

Mito 2: Coaching demora muito tempo – Embora o processo a longo prazo seja um dos principais benefícios do Coaching, para alguns não é algo bom em questão de tempo, por isso também existem opções mais curtas e focadas. 

É importante dizer que esse tempo de acompanhamento e ensinamento, traz benefícios e tem duração de acordo com a necessidade, ou seja, não é regra ser longo, tudo depende de cada caso, mas geralmente leva mais tempo por considerar várias questões.

Mito 3: O Coaching vai resolver todos seus problemas – Esse mito leva à banalização do Coaching, pois isso não é verdade e pessoas que se intitulam como Coaches e dizem isso, estão fazendo falsas promessas, que inclusive prejudica a credibilidade de Coaches de verdade.

O Coach tem o papel de orientar e ajudar, facilitando a jornada, entre planejamento e ferramentas para encontrar soluções, para então lidar com questões e também desenvolver habilidades. Isto é, o Coach não resolve problemas, mas oferece técnicas e apoio para ajudar a identificá-los, é um processo colaborativo, em que o cliente desempenha o papel ativo para encontrar as próprias soluções.

Mito 4: Coaching é a mesma coisa que Terapia – Coaching e a Psicoterapia tem semelhanças em vários aspectos, pois os dois compartilham do mesmo propósito, que é ampliar o autoconhecimento do cliente, mas são diferentes! Terapia é um tratamento, que ajuda a lidar com questões emocionais, comportamentais ou psicológicas.

Mito 5: Coaching é aconselhamento - Não se trata de conselhos, mas sim ajudar o cliente a identificar as próprias soluções. O processo de Coaching é uma parceria que acontece entre Coach e Coachee.

O Coach não tem todas as respostas, nem oferece conselhos prontos, ele ajuda a identificar fraquezas e possibilidades, assim como novas habilidades para desenvolver um planejamento e o próprio Coachee enxergar a solução. É uma ajuda para o autoconhecimento e esclarecimento de ideias.

Mito 6: Coaching é modinha – Essa ideia de modinha é com certeza um mito, pois o Coaching já existe a bastante tempo, a questão é que agora tem ganhado destaque, por ajudar em diversas áreas e os resultados serem importantes. Esse processo envolve várias disciplinas, como a Psicologia, desenvolvimento pessoal e liderança. Aliás está longe de ser uma moda passageira, pelo contrário, tem ganhado força e continua a evoluir.

Mito 7: Coaching é apenas para pessoas com problemas ou em começo de carreira - O Coaching não é voltado apenas para crises, mas também é uma poderosa ferramenta para o autoconhecimento, crescimento e desenvolvimento, aprimoramento e melhoria de desempenho, tanto pessoal, como profissional.

É indicado para qualquer fase da carreira, tanto para quem está começando e saindo agora da faculdade e em busca de trabalho, como para um empresário experiente. Independente do cargo ou momento da carreira, é uma prática que visa o desenvolvimento. Também indicado para pessoas em transição, mudança de carreira, segmento, ou seja, para melhorias, diante de desafios, problemas e claro, busca de crescimento.

Benefícios do Coaching

O processo de Coaching oferece vários benefícios, que impactam positivamente a vida pessoal e profissional, sendo uma ferramenta importante para o desempenho, liderança, produtividade e mais. Entre os principais benefícios estão:

• Autoconfiança

• Autoconhecimento

• Desenvolvimento de habilidades e descoberta de novas

• Aumento da performance

• Melhora na produtividade

• Ajuda na identificação de novas possibilidades

• Melhora na definição de metas e tomada de decisões

• Equilíbrio entre a vida pessoal e profissional

• Comunicação mais eficaz

• Ajuda a identificar e desenvolver colaboradores de alto potencial em uma empresa

• Capacita e motiva as pessoas

• Melhoria na gestão de tempo

Então se está em busca de potencializar seu desempenho, conquistar objetivos, ter mais clareza a cada passo, o Coaching é ideal para sua carreira e sua vida pessoal decolarem.

André Riemma

Sou Coach Sênior e Psicólogo em Araçatuba e região, com especialização empresarial, com mais de 15 anos de experiência e posso te ajudar. 

Quer aproveitar todos os benefícios que o trabalho de Coaching oferece? Conte comigo! Vamos juntos impulsionar seu negócio, equipe ou carreira ao sucesso!

Entre em contato comigo, clicando aqui e vamos bater um papo, presencial ou online. Será um prazer te ajudar!

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Metas de Resultado X Metas de Performance: Quais são as diferenças?

Como eu já escrevi aqui neste blog anteriormente, o fim do ano é a época das empresas se planejarem para 2026. E por que é importante ter um planejamento anual para o seu negócio? Empresas que não possuem planejamento,estão na grande maioria das vezes, fadadas ao fracasso, pois não têm uma direção clara de onde querem chegar.

Dentro do planejamento existem as metas, que são essenciais para se alcançar os objetivos principais de um empreendimento.

São as metas que darão um senso de propósito e direcionamento, alinhando o trabalho das equipes com os resultados empresariais traçados previamente. Elas também permitem que o desempenho do seu negócio seja medido de forma clara e objetiva.

Além disso,as metas servem como motivação, uma vez que geram um sentimento de satisfação toda vez que são atingidas, incentivando a equipe a buscar novos desafios.

É importante saber que existem dois tipos de metas diferentes: as Metas de Resultado e as Metas de Performance. Se você quer saber quais são as diferenças entre elas, continue a leitura.

O que são Metas de Resultado?

As Metas de Resultado têm a ver com o “produto final”, onde sua empresa quer chegar. Elas estão ligadas ao “O quê?”. Ou seja: o que você quer para o seu negócio?

Por exemplo: quanto você quer ter de faturamento? Quais melhorias você quer dentro do seu negócio? Em quanto você quer aumentar seus resultados no próximo ano?

A partir dessas Metas de Resultado você vai traçar estratégias e ações para alcançá-las, o que tem a ver com o outro tipo de meta que veremos a seguir.

O que são Metas de Performance?

Já as Metas de Performance estão ligadas ao “Como?”. São as estratégias e ações que sua empresa tomará para chegar aos resultados, que foram planejados anteriormente. Ou seja, como você vai fazer para alcançar as Metas de Resultados definidas?

Elas são específicas e mensuráveis, estabelecidas para uma pessoa, equipe ou organização inteira, para se alcançar os objetivos principaisda empresa. São as Metas de Performance que vão orientar seu time a seguir na direção certa, como se fossem uma bússola.

A importância do Coach para alcançar suas metas

Traçar metas é fundamental para que sua empresa siga no caminho correto, para alcançar os objetivos definidos no seu planejamento anual. Por isso, é importante saber as diferenças entre as Metas de Resultado e Performance, para que elas sejam mais eficazes.

O trabalho de um Coach Empresarial te ajuda a definir com clareza e objetividade essas metas e alcançá-las com sucesso. Com 25 anos de experiência com empresas de Araçatuba e região, eu posso te auxiliar a obter ótimos resultados empresariais em 2026.

Vamos conversar? 



Por que a maioria dos empresários não cumpre as metas anuais?

O fim do ano está chegando e as pessoas já estão começando a fazer as famosas promessas para o próximo, não é mesmo? Com as empresas não é muito diferente. Neste momento, elas já estão fazendo seus planejamentos para 2026.

E da mesma forma que as pessoas acabam abandonando aquelas promessas ao longo do novo ano, muitos empresários não conseguem cumprir as metas anuais que planejaram.

Isso é muito ruim, pois gera uma enorme frustração para o gestor no final do outro ano e acaba provocando uma grande desmotivação.

Mas por que isso acontece?

Se você quer saber os motivos que levam muitos gestores a não alcançarem os objetivos traçados anualmente, continue lendo o texto que eu vou te explicar.

 

1 - Leitura equivocada do mercado

Um dos principais motivos é que muitos empresários não conseguem entender a movimentação que os clientes estão fazendo e as tendências que estão surgindo no mercado. Isso os leva a traçar estratégias que não são eficientes e acabam frustrando as metas planejadas.

 

2 - Superdimensionamento das metas

Em outras ocasiões, o gestor, na ânsia de alcançar a liderança do mercado ou de conquistar determinados objetivos, acaba exagerando nos números e nas metas a serem atingidas.

Esse erro de cálculo se torna um grande problema, pois cria uma expectativa alta no empresário, que ficará decepcionado na mesma proporção ao conferir os resultados no ano seguinte.

Além disso, os funcionários sofrem uma pressão que extrapola os limites, já que a empresa, talvez, não esteja no momento de alcançar aqueles números desejados pelo empreendedor.

 

3 - Falta de preparo da equipe para alcançar as metas

Muitas vezes a falta de visão do empresário está em enxergar que sua equipe não está preparada para alcançar aqueles números que ele planejou. Ou que a empresa dele ainda não tem a estrutura necessária para alcançar a meta traçada por ele.

 

4 - O gestor não está maduro para isso

E, algumas vezes, o próprio gestor não está maduro ou não tem o preparo para conduzir a empresa para aquelas metas superdimensionadas por ele mesmo.

 

O que os gestores devem fazer para cumprir as metas anuais?

Criar metas anuais é muito importante para os negócios. Mas os empresários precisam traçar Metas SMART para poder concretizá-las. O que isso significa? Elas precisam ser mensuráveis, alcançáveis e relevantes.

Além disso, você e sua equipe precisam estar preparados para colocar em prática as estratégias que vão levar até a realização das metas. Uma das formas de se fazer isso é buscando a ajuda de um coach empresarial.

Com minha experiência de 25 anos trabalhando com empresas em Araçatuba e região, eu posso te ajudar com os serviços de coaching e mentoria a traçar e alcançar as metas de sua empresa. Vamos conversar?



O Segredo da Alta Performance: Autoconhecimento e Autogerenciamento na Carreira

Diante de um mercado tão competitivo e dinâmico,conquistar a alta performance é um diferencial para a carreira, tendo como estratégia o autoconhecimento e o autogerenciamento, duas poderosas competências de inteligência emocional, que impactam diretamente nos resultados.

E a integração desses dois pilares é o que distingue e destaca um profissional, sendo ponto de partida para o desenvolvimento e crescimento, tanto pessoal, quanto nos negócios. Continue a leitura e confira como o autoconhecimento para performance é essencial e o auto gerenciamento capacita isso.

 

O Autoconhecimento

O autoconhecimento é a capacidade de compreender a si mesmo, de explorar, olhar para dentro e entender pensamentos e emoções. É identificar e reconhecer princípios, comportamentos, limites, valores, crenças,forças e fraquezas.

Ele é um ponto fundamental, é uma competência da inteligência emocional que proporciona maior autoconfiança, facilita a comunicação, além de ajudar a definir o caminho a seguir de forma mais clara e auxiliar na tomada de decisões.

Com a ajuda do trabalho de um coach fica mais fácil descobrir aspectos cruciais da identidade profissional, como os pontos fracos e pontos fortes, ajudando a entender no que realmente somos bons e no que não somos bons.

·        PontosFracos: São os pontos que precisam de atenção, os gaps de desenvolvimento. Muitas vezes são gatilhos emocionais, que drenam nossas energias ou mesmo hábitos inconscientes que nos autossabotam. O primeiro passo é reconhecê-los, mapeá-los e, assim, identificá-los para criar estratégias de mitigação, planos de ação ou delegar com sabedoria.

·        PontosFortes: São os conhecidos talentos naturais, que vão desdehabilidades técnicas (Hard Skills),como fluência em idiomas, fazer cálculos, até as habilidades comportamentais (Soft Skills), como facilidade na comunicação, interação, liderança e na criatividade. Conhecê-los ajuda a maximizar resultados com eficiência e com menor esforço.

Ou seja, o autoconhecimento oferece clareza estratégica, direcionando onde você é mais eficiente e onde deve melhorar para potencializarseu desempenho. Para isso, é preciso analisar e ver quem você é, para se aprimorar e não imitar modelos de sucesso.

Inclusive alguns pontos fracos podem acabar impactando em nossos pontos fortes, limitando o potencial. E para ter uma visão completa,podemos citar uma importante variação do autoconhecimento: o autoconhecimento externo.

O autoconhecimento externo é como as pessoas te veem enão apenas como você acha que é. E ter esse conhecimento é fundamental para saber como as pessoas te percebem, porque se você tem um bom conhecimento de como é visto, consegue ajustar sua comunicação e interação com as pessoas,melhorando assim seus resultados.


O Autogerenciamento

O autogerenciamento atua como uma bússola estratégica para a ação. É a habilidade de gerenciar a si mesmo, incluindo ações, emoções,comportamentos, com autonomia. A partir do autoconhecimento você consegue estabelecer objetivos claros, o que ajuda no desenvolvimento e performance.

É por meio do autogerenciamento que, com disciplina e proatividade, consegue-se transformar a clareza do autoconhecimento em resultados concretos. Pois, sem autogerenciamento, você também perde performance.

Entre as ações estão:

·        Ajuste de comunicação

·        Ajuste de interação para resultados

·        Priorizar tarefas importantes

·        Gestão do tempo, evitando procrastinação e organizando a rotina

·        Controle emocional e resiliência

·        Autoavaliação e feedback

·        Automotivação

 

Notavelmente, o autogerenciamento é a chave para sair da intenção e ir para a ação, saindo do “piloto automático” e tornando-se o CEO da sua própria vida. Uma ferramenta que transforma o autoconhecimento em atitudes consistentes, elevando seu desempenho e garantindo resultados superiores.

E, para isso, a ajuda do coach se torna essencial,pois oferece métodos e técnicas poderosas para acelerar a clareza do autoconhecimento e a eficácia do autogerenciamento.

 

O Papel do Coach para o Autoconhecimento e o Autogerenciamento

O coach é um facilitador estratégico, que ajuda desde os primeiros passos de auto descoberta, guiando o coachee e ajudando-o a identificar seus pontos fracos e pontos fortes, caminhando juntos, encarando desafios e crenças limitantes.

É o profissional que tem como papel te auxiliar a se conhecer, estimulando o autoconhecimento e o foco na ação, promovendo o autogerenciamento.

O trabalho de coach é a ponte que une essas duas habilidades essenciais, garantindo que o potencial se revele e, com ações consistentes, chegue aos resultados de excelência. O coaching visa impactar e desafiar o coachee a sair da sua zona de conforto, mantendo o foco de alcançar a alta performance e sustentabilidade dos resultados.

Por isso, se você busca essa melhoria e crescimento,eu posso te ajudar. Sou coach em Araçatuba, em nível sênior, com mais de 20 anos de experiência. Possuo a metodologia e o conhecimento prático para te guiar e transformar seu potencial em sucesso real. Vamos conversar? Clique aqui e agende uma sessão comigo!

 

 

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