Muitas vezes, solucionar problemas em uma empresa é complexo, pois a raiz do problema pode estar de forma implícita ou mesmo ser um ponto cego empresarial. Isso porque o problema, em muitos casos, nem seja falta de esforço, dedicação, mas sim pontos que os gestores não estejam conseguindo identificar, o que pode minar o crescimento da empresa silenciosamente.
Mas, então, o problema está no negócio ou no empresário? É preciso atenção, principalmente porque o empresário é o responsável pela tomada de decisão, estratégias e pode mudar os cenários. Continue a leitura e entenda melhor.
O Negócio
No mundo dos negócios, existem vários direcionamentos e questões que podem gerar problemas. Isto é, os problemas podem ser operacionais, dificuldades de produção, logística, gestão de estoque, atendimento ao cliente, também podem ser financeiros, como falta de capital de giro, problemas estratégicos, falta de planejamento, ou ainda problemas ou mudanças de mercado, como uma concorrência acirrada e também uma questão externa, como uma crise.
A questão é que a raiz do problema na empresa pode estar na gestão do empresário mesmo, que acaba desencadeando no negócio. Na busca da solução, do crescimento, das metas, o foco pode ser perdido ou mal executado. Por isso, na maioria das vezes, de forma clara e real, o problema está no empresário, pois é dele a tomada de decisões, a formação da equipe, o rumo da estratégia e, por mais que a questão seja identificada dentro do negócio, é o empresário que tem que atuar com estratégias mais adequadas.
O Empresário
O empresário é a figura principal dentro da empresa. É a partir dele que o negócio começa, através da definição de objetivos atuais e futuros, formação da equipe, tomada de decisão e partida para ações. Por isso, por mais que aconteçam problemas que possam vir de origem externa, como uma crise, o empresário tem responsabilidade nisso. Isso porque ele tem que estar atento a essas mudanças, que afetam diretamente seu negócio e, a partir daí, atuar com estratégias que minimizem esses impactos ou que possa se posicionar de uma forma que tire vantagem disso.
Um dos fatores que pode-se ressaltar é que existe uma equipe que trabalha para ajudar o empresário, dando-lhe suporte profissional em todas as questões, porém eles podem não estar respondendo à altura, prejudicando-o. Nota-se, entretanto, que, se foi o próprio empresário que montou a equipe, esta responsabilidade está sobre ele. Ele precisa saber se essa equipe está pronta ou não para encarar esses desafios, se precisa de mais treinamento ou se precisa ser trocada.
O empresário tem um papel fundamental no sucesso ou fracasso de sua empresa. Ao reconhecer que o problema pode estar em suas ações e decisões, ele pode iniciar um processo de autoconhecimento e desenvolvimento que irá beneficiar tanto sua vida pessoal, quanto profissional.
Com isso, uma ferramenta importante para o empresário é a Mentoria, que vem como um suporte para orientar e dar essa segurança a ele, para ser um norte e elevar sua atuação a outro nível, pois se ele tiver uma atuação limitada, estará limitando também seu negócio.
Os Problemas
Os problemas em uma empresa sempre vão surgir e isso acaba emperrando o andar de vários processos, limitando a capacidade da equipe e da empresa de crescer e conquistar seus objetivos.
Os problemas têm várias fontes, a questão é como eles serão administrados, para então serem solucionados. E o empresário é o guia para que as coisas aconteçam, porém muitas vezes ele precisa de um norte, de uma ajuda para otimizar e enxergar com clareza os caminhos a seguir, e é aí que a Mentoria entra, como um ponto-chave, um diferencial para destravar o potencial, desenvolver habilidades e encarar os desafios com mais preparo.
A Mentoria
A Mentoria é um trabalho personalizado, voltado a ajudar o empresário, sendo fundamental para a solução dos problemas, desenvolvimento e sucesso da empresa. Essa orientação o ajudará, colocando-o em outro patamar, para que assim ele possa conduzir seu negócio também em outro patamar.
O processo de Mentoria tem o objetivo de auxiliar o mentee a desenvolver habilidades, expandir seus conhecimentos, ajudar a tomar decisões assertivas, superar desafios e alcançar objetivos. Ela é baseada em uma relação de confiança entre mentor e mentee, onde a troca de experiências é fundamental.
E para o empresário que busca essa ajuda, autoconhecimento e alta performance, eu posso ajudar! Com treinamento e Mentoria personalizada para vencer etapas e problemas que parecem crônicos, com uma análise cuidadosa e dedicação, para que juntos cheguemos ao melhor resultado. Cliqueaqui e fale comigo!