Problema no negócio ou problema no empresário?

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Problema no negócio ou problema no empresário?

Muitas vezes, solucionar problemas em uma empresa é complexo, pois a raiz do problema pode estar de forma implícita ou mesmo ser um ponto cego empresarial. Isso porque o problema, em muitos casos, nem seja falta de esforço, dedicação, mas sim pontos que os gestores não estejam conseguindo identificar, o que pode minar o crescimento da empresa silenciosamente.
Mas, então, o problema está no negócio ou no empresário? É preciso atenção, principalmente porque o empresário é o responsável pela tomada de decisão, estratégias e pode mudar os cenários. Continue a leitura e entenda melhor.

O Negócio

 

No mundo dos negócios, existem vários direcionamentos e questões que podem gerar problemas. Isto é, os problemas podem ser operacionais, dificuldades de produção, logística, gestão de estoque, atendimento ao cliente, também podem ser financeiros, como falta de capital de giro, problemas estratégicos, falta de planejamento, ou ainda problemas ou mudanças de mercado, como uma concorrência acirrada e também uma questão externa, como uma crise.


A questão é que a raiz do problema na empresa pode estar na gestão do empresário mesmo, que acaba desencadeando no negócio. Na busca da solução, do crescimento, das metas, o foco pode ser perdido ou mal executado. Por isso, na maioria das vezes, de forma clara e real, o problema está no empresário, pois é dele a tomada de decisões, a formação da equipe, o rumo da estratégia e, por mais que a questão seja identificada dentro do negócio, é o empresário que tem que atuar com estratégias mais adequadas.

O Empresário

O empresário é a figura principal dentro da empresa. É a partir dele que o negócio começa, através da definição de objetivos atuais e futuros, formação da equipe, tomada de decisão e partida para ações. Por isso, por mais que aconteçam problemas que possam vir de origem externa, como uma crise, o empresário tem responsabilidade nisso. Isso porque ele tem que estar atento a essas mudanças, que afetam diretamente seu negócio e, a partir daí, atuar com estratégias que minimizem esses impactos ou que possa se posicionar de uma forma que tire vantagem disso.


Um dos fatores que pode-se ressaltar é que existe uma equipe que trabalha para ajudar o empresário, dando-lhe suporte profissional em todas as questões, porém eles podem não estar respondendo à altura, prejudicando-o. Nota-se, entretanto, que, se foi o próprio empresário que montou a equipe, esta responsabilidade está sobre ele. Ele precisa saber se essa equipe está pronta ou não para encarar esses desafios, se precisa de mais treinamento ou se precisa ser trocada.

O empresário tem um papel fundamental no sucesso ou fracasso de sua empresa. Ao reconhecer que o problema pode estar em suas ações e decisões, ele pode iniciar um processo de autoconhecimento e desenvolvimento que irá beneficiar tanto sua vida pessoal, quanto profissional.

Com isso, uma ferramenta importante para o empresário é a Mentoria, que vem como um suporte para orientar e dar essa segurança a ele, para ser um norte e elevar sua atuação a outro nível, pois se ele tiver uma atuação limitada, estará limitando também seu negócio.

 

Os Problemas

 

Os problemas em uma empresa sempre vão surgir e isso acaba emperrando o andar de vários processos, limitando a capacidade da equipe e da empresa de crescer e conquistar seus objetivos.

Os problemas têm várias fontes, a questão é como eles serão administrados, para então serem solucionados. E o empresário é o guia para que as coisas aconteçam, porém muitas vezes ele precisa de um norte, de uma ajuda para otimizar e enxergar com clareza os caminhos a seguir, e é aí que a Mentoria entra, como um ponto-chave, um diferencial para destravar o potencial, desenvolver habilidades e encarar os desafios com mais preparo.

 

A Mentoria

 

A Mentoria é um trabalho personalizado, voltado a ajudar o empresário, sendo fundamental para a solução dos problemas, desenvolvimento e sucesso da empresa. Essa orientação o ajudará, colocando-o em outro patamar, para que assim ele possa conduzir seu negócio também em outro patamar.

O processo de Mentoria tem o objetivo de auxiliar o mentee a desenvolver habilidades, expandir seus conhecimentos, ajudar a tomar decisões assertivas, superar desafios e alcançar objetivos. Ela é baseada em uma relação de confiança entre mentor e mentee, onde a troca de experiências é fundamental.

E para o empresário que busca essa ajuda, autoconhecimento e alta performance, eu posso ajudar! Com treinamento e Mentoria personalizada para vencer etapas e problemas que parecem crônicos, com uma análise cuidadosa e dedicação, para que juntos cheguemos ao melhor resultado. Cliqueaqui e fale comigo!

 

 

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Metas de Resultado X Metas de Performance: Quais são as diferenças?

Como eu já escrevi aqui neste blog anteriormente, o fim do ano é a época das empresas se planejarem para 2026. E por que é importante ter um planejamento anual para o seu negócio? Empresas que não possuem planejamento,estão na grande maioria das vezes, fadadas ao fracasso, pois não têm uma direção clara de onde querem chegar.

Dentro do planejamento existem as metas, que são essenciais para se alcançar os objetivos principais de um empreendimento.

São as metas que darão um senso de propósito e direcionamento, alinhando o trabalho das equipes com os resultados empresariais traçados previamente. Elas também permitem que o desempenho do seu negócio seja medido de forma clara e objetiva.

Além disso,as metas servem como motivação, uma vez que geram um sentimento de satisfação toda vez que são atingidas, incentivando a equipe a buscar novos desafios.

É importante saber que existem dois tipos de metas diferentes: as Metas de Resultado e as Metas de Performance. Se você quer saber quais são as diferenças entre elas, continue a leitura.

O que são Metas de Resultado?

As Metas de Resultado têm a ver com o “produto final”, onde sua empresa quer chegar. Elas estão ligadas ao “O quê?”. Ou seja: o que você quer para o seu negócio?

Por exemplo: quanto você quer ter de faturamento? Quais melhorias você quer dentro do seu negócio? Em quanto você quer aumentar seus resultados no próximo ano?

A partir dessas Metas de Resultado você vai traçar estratégias e ações para alcançá-las, o que tem a ver com o outro tipo de meta que veremos a seguir.

O que são Metas de Performance?

Já as Metas de Performance estão ligadas ao “Como?”. São as estratégias e ações que sua empresa tomará para chegar aos resultados, que foram planejados anteriormente. Ou seja, como você vai fazer para alcançar as Metas de Resultados definidas?

Elas são específicas e mensuráveis, estabelecidas para uma pessoa, equipe ou organização inteira, para se alcançar os objetivos principaisda empresa. São as Metas de Performance que vão orientar seu time a seguir na direção certa, como se fossem uma bússola.

A importância do Coach para alcançar suas metas

Traçar metas é fundamental para que sua empresa siga no caminho correto, para alcançar os objetivos definidos no seu planejamento anual. Por isso, é importante saber as diferenças entre as Metas de Resultado e Performance, para que elas sejam mais eficazes.

O trabalho de um Coach Empresarial te ajuda a definir com clareza e objetividade essas metas e alcançá-las com sucesso. Com 25 anos de experiência com empresas de Araçatuba e região, eu posso te auxiliar a obter ótimos resultados empresariais em 2026.

Vamos conversar? 



Por que a maioria dos empresários não cumpre as metas anuais?

O fim do ano está chegando e as pessoas já estão começando a fazer as famosas promessas para o próximo, não é mesmo? Com as empresas não é muito diferente. Neste momento, elas já estão fazendo seus planejamentos para 2026.

E da mesma forma que as pessoas acabam abandonando aquelas promessas ao longo do novo ano, muitos empresários não conseguem cumprir as metas anuais que planejaram.

Isso é muito ruim, pois gera uma enorme frustração para o gestor no final do outro ano e acaba provocando uma grande desmotivação.

Mas por que isso acontece?

Se você quer saber os motivos que levam muitos gestores a não alcançarem os objetivos traçados anualmente, continue lendo o texto que eu vou te explicar.

 

1 - Leitura equivocada do mercado

Um dos principais motivos é que muitos empresários não conseguem entender a movimentação que os clientes estão fazendo e as tendências que estão surgindo no mercado. Isso os leva a traçar estratégias que não são eficientes e acabam frustrando as metas planejadas.

 

2 - Superdimensionamento das metas

Em outras ocasiões, o gestor, na ânsia de alcançar a liderança do mercado ou de conquistar determinados objetivos, acaba exagerando nos números e nas metas a serem atingidas.

Esse erro de cálculo se torna um grande problema, pois cria uma expectativa alta no empresário, que ficará decepcionado na mesma proporção ao conferir os resultados no ano seguinte.

Além disso, os funcionários sofrem uma pressão que extrapola os limites, já que a empresa, talvez, não esteja no momento de alcançar aqueles números desejados pelo empreendedor.

 

3 - Falta de preparo da equipe para alcançar as metas

Muitas vezes a falta de visão do empresário está em enxergar que sua equipe não está preparada para alcançar aqueles números que ele planejou. Ou que a empresa dele ainda não tem a estrutura necessária para alcançar a meta traçada por ele.

 

4 - O gestor não está maduro para isso

E, algumas vezes, o próprio gestor não está maduro ou não tem o preparo para conduzir a empresa para aquelas metas superdimensionadas por ele mesmo.

 

O que os gestores devem fazer para cumprir as metas anuais?

Criar metas anuais é muito importante para os negócios. Mas os empresários precisam traçar Metas SMART para poder concretizá-las. O que isso significa? Elas precisam ser mensuráveis, alcançáveis e relevantes.

Além disso, você e sua equipe precisam estar preparados para colocar em prática as estratégias que vão levar até a realização das metas. Uma das formas de se fazer isso é buscando a ajuda de um coach empresarial.

Com minha experiência de 25 anos trabalhando com empresas em Araçatuba e região, eu posso te ajudar com os serviços de coaching e mentoria a traçar e alcançar as metas de sua empresa. Vamos conversar?



O Segredo da Alta Performance: Autoconhecimento e Autogerenciamento na Carreira

Diante de um mercado tão competitivo e dinâmico,conquistar a alta performance é um diferencial para a carreira, tendo como estratégia o autoconhecimento e o autogerenciamento, duas poderosas competências de inteligência emocional, que impactam diretamente nos resultados.

E a integração desses dois pilares é o que distingue e destaca um profissional, sendo ponto de partida para o desenvolvimento e crescimento, tanto pessoal, quanto nos negócios. Continue a leitura e confira como o autoconhecimento para performance é essencial e o auto gerenciamento capacita isso.

 

O Autoconhecimento

O autoconhecimento é a capacidade de compreender a si mesmo, de explorar, olhar para dentro e entender pensamentos e emoções. É identificar e reconhecer princípios, comportamentos, limites, valores, crenças,forças e fraquezas.

Ele é um ponto fundamental, é uma competência da inteligência emocional que proporciona maior autoconfiança, facilita a comunicação, além de ajudar a definir o caminho a seguir de forma mais clara e auxiliar na tomada de decisões.

Com a ajuda do trabalho de um coach fica mais fácil descobrir aspectos cruciais da identidade profissional, como os pontos fracos e pontos fortes, ajudando a entender no que realmente somos bons e no que não somos bons.

·        PontosFracos: São os pontos que precisam de atenção, os gaps de desenvolvimento. Muitas vezes são gatilhos emocionais, que drenam nossas energias ou mesmo hábitos inconscientes que nos autossabotam. O primeiro passo é reconhecê-los, mapeá-los e, assim, identificá-los para criar estratégias de mitigação, planos de ação ou delegar com sabedoria.

·        PontosFortes: São os conhecidos talentos naturais, que vão desdehabilidades técnicas (Hard Skills),como fluência em idiomas, fazer cálculos, até as habilidades comportamentais (Soft Skills), como facilidade na comunicação, interação, liderança e na criatividade. Conhecê-los ajuda a maximizar resultados com eficiência e com menor esforço.

Ou seja, o autoconhecimento oferece clareza estratégica, direcionando onde você é mais eficiente e onde deve melhorar para potencializarseu desempenho. Para isso, é preciso analisar e ver quem você é, para se aprimorar e não imitar modelos de sucesso.

Inclusive alguns pontos fracos podem acabar impactando em nossos pontos fortes, limitando o potencial. E para ter uma visão completa,podemos citar uma importante variação do autoconhecimento: o autoconhecimento externo.

O autoconhecimento externo é como as pessoas te veem enão apenas como você acha que é. E ter esse conhecimento é fundamental para saber como as pessoas te percebem, porque se você tem um bom conhecimento de como é visto, consegue ajustar sua comunicação e interação com as pessoas,melhorando assim seus resultados.


O Autogerenciamento

O autogerenciamento atua como uma bússola estratégica para a ação. É a habilidade de gerenciar a si mesmo, incluindo ações, emoções,comportamentos, com autonomia. A partir do autoconhecimento você consegue estabelecer objetivos claros, o que ajuda no desenvolvimento e performance.

É por meio do autogerenciamento que, com disciplina e proatividade, consegue-se transformar a clareza do autoconhecimento em resultados concretos. Pois, sem autogerenciamento, você também perde performance.

Entre as ações estão:

·        Ajuste de comunicação

·        Ajuste de interação para resultados

·        Priorizar tarefas importantes

·        Gestão do tempo, evitando procrastinação e organizando a rotina

·        Controle emocional e resiliência

·        Autoavaliação e feedback

·        Automotivação

 

Notavelmente, o autogerenciamento é a chave para sair da intenção e ir para a ação, saindo do “piloto automático” e tornando-se o CEO da sua própria vida. Uma ferramenta que transforma o autoconhecimento em atitudes consistentes, elevando seu desempenho e garantindo resultados superiores.

E, para isso, a ajuda do coach se torna essencial,pois oferece métodos e técnicas poderosas para acelerar a clareza do autoconhecimento e a eficácia do autogerenciamento.

 

O Papel do Coach para o Autoconhecimento e o Autogerenciamento

O coach é um facilitador estratégico, que ajuda desde os primeiros passos de auto descoberta, guiando o coachee e ajudando-o a identificar seus pontos fracos e pontos fortes, caminhando juntos, encarando desafios e crenças limitantes.

É o profissional que tem como papel te auxiliar a se conhecer, estimulando o autoconhecimento e o foco na ação, promovendo o autogerenciamento.

O trabalho de coach é a ponte que une essas duas habilidades essenciais, garantindo que o potencial se revele e, com ações consistentes, chegue aos resultados de excelência. O coaching visa impactar e desafiar o coachee a sair da sua zona de conforto, mantendo o foco de alcançar a alta performance e sustentabilidade dos resultados.

Por isso, se você busca essa melhoria e crescimento,eu posso te ajudar. Sou coach em Araçatuba, em nível sênior, com mais de 20 anos de experiência. Possuo a metodologia e o conhecimento prático para te guiar e transformar seu potencial em sucesso real. Vamos conversar? Clique aqui e agende uma sessão comigo!

 

 

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