Coaching




Coaching








Diversas pesquisas atestaram que, após o coaching, profissionais multiplicaram seus ganhos tangíveis e intangíveis individuais, das suas equipes e das empresas como um todo. Benefícios como o aumento da produtividade e da força organizacional, melhor atendimento aos clientes, redução de custos e retenção de profissionais que passaram por este tipo de treinamento são inegáveis. A fim de mensurar a atratividade de programas de coaching, a Fortune 500 publicou um estudo buscando calcular o ROI (Retorno Sobre Investimento) de um programa corporativo. O resultado foi que o programa produziu um ROI de 529%, ou seja, um retorno cinco vezes maior sobre o valor investido em coaching.


As principais fontes de valor foram:


77% dos profissionais melhoraram suas relações de trabalho com os subordinados diretos;
71% declararam melhoria na interação com os seus superiores;
67% notaram melhoria no trabalho em equipe;
63% apresentaram melhor relacionamento com seus pares;
61% declararam ter mais satisfação no trabalho;
53% apresentaram melhora na produtividade;
52% perceberam redução dos conflitos;
48% citaram melhoria na organização;
37% melhoraram as relações com seus clientes;
37% no aumento de retenção dos profissionais que receberam coaching.


Outro estudo feito pela Xerox concluiu que, na ausência de acompanhamento de coaching, 87% das habilidades aprendidas em um treinamento eram perdidas. Mesmo que o treinamento aplicado seja de alta qualidade, sua efetividade a longo prazo fica comprometida na ausência de um programa efetivo de coaching.










Afinal, o que é coaching?



O coaching é conceituado como um processo ou um relacionamento que visa o desenvolvimento de comportamentos mais eficazes para o alcance de objetivos do cliente. Envolve dois atores: o coach, que facilita o processo de coaching, e o coachee, que é o cliente. Trata-se de um processo estruturado que pressupõe a utilização de metodologias e ferramentas específicas e apropriadas para a facilitação da mudança comportamental desejada pelo cliente.

A International Coach Federation (ICF) – maior associação global de coaches, com mais de 23 mil membros associados em mais de 117 países – define coaching: Coaching é uma parceria entre o Coach (profissional treinado para entregar o coaching) e o Coachee (pessoa que passará pelo coaching), em um processo estimulante e criativo que o inspira a maximizar o seu potencial pessoal e profissional, na busca do alcance dos seus objetivos e metas, por meio do desenvolvimento de novos e mais efetivos comportamentos.

É uma poderosa parceria em que o Coach ajuda o cliente a alcançar o seu “melhor”, e a produzir o resultado que ele deseja em sua vida pessoal e profissional. É um processo de desenvolvimento comportamental, focado em ações para realização de metas, objetivos e realizações, transformando possibilidades futuras em realidade. O processo é definido com um acordo entre o coach (profissional) e o coachee (cliente) para atingir um objetivo desejado. O coach apoia o cliente na busca da realização do objetivo, ajudando a traçar as diversas metas, que somadas levam o coachee ao encontro do objetivo estabelecido dentro do processo de coaching. Esse processo é trabalhado através da aplicação de um conjunto de técnicas próprias, ferramentas complexas e apoiadas por habilidades específicas do coach.










O que não é e o que é coaching?



Por falta de informação sobre as características e especificações sobre este processo, muitas pessoas confundem o coaching com autoajuda, terapia, consultoria, aconselhamento entre outros métodos que são totalmente diferentes do processo de coaching.

Portanto, o coaching é fundamentalmente um processo que utiliza ferramentas e técnicas cientificamente comprovadas.

Cuidado! A oferta de serviços de coaching se proliferou no país e com o número de profissionais que oferecem esses serviços em alta, alguns cuidados se fazem necessários na hora de decidir quem contratar. O risco é cair em armadilhas, gastar tempo e dinheiro com profissionais não qualificados e não alcançar os resultados desejados.










Confira alguns dos sinais de que o coach pode
ser picareta, segundo especialistas:



1
Ele diz ser coach, mas faz consultoria
2
Ausência de formação
3
Ele não é vinculado a nenhuma organização
4
Ele se recusa a oferecer referências do seu trabalho
5
O coach afirma que a experiência corporativa é a sua principal credencial





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