O coaching é conceituado como um processo ou um relacionamento que visa o desenvolvimento de comportamentos mais eficazes para o alcance de objetivos do cliente. Envolve dois atores: o coach, que facilita o processo de coaching, e o coachee, que é o cliente. Trata-se de um processo estruturado que pressupõe a utilização de metodologias e ferramentas específicas e apropriadas para a facilitação da mudança comportamental desejada pelo cliente.
A International Coach Federation (ICF) – maior associação global de coaches, com mais de 23 mil membros associados em mais de 117 países – define coaching:
Coaching é uma parceria entre o Coach (profissional treinado para entregar
o coaching) e o Coachee (pessoa que passará pelo coaching), em um processo estimulante e criativo que o inspira a maximizar o seu potencial pessoal e profissional, na busca do alcance dos seus objetivos e metas, por meio do desenvolvimento de novos e mais efetivos comportamentos.
É uma poderosa parceria em que o Coach ajuda o cliente a alcançar o seu “melhor”, e a produzir o resultado que ele deseja em sua vida pessoal e profissional. É um processo de desenvolvimento comportamental, focado em ações para realização de metas, objetivos e realizações, transformando possibilidades futuras em realidade.
O processo é definido com um acordo entre o coach (profissional) e o coachee (cliente) para atingir um objetivo desejado. O coach apoia o cliente na busca da realização do objetivo, ajudando a traçar as diversas metas, que somadas levam o coachee ao encontro do objetivo estabelecido dentro do processo de coaching. Esse processo é trabalhado através da aplicação de um conjunto de técnicas próprias, ferramentas complexas e apoiadas por habilidades específicas do coach.