Cyberbulllying é um tipo de agressão virtual que se tornou amplamente constante e intensa com o aumento do uso das redes sociais. Essa prática tem sido cada vez mais comentada, pois tem gerado graves impactos na saúde emocional, especialmente nas pessoas mais jovens.
Continue a leitura para entender mais profundamente sobre o tema e quais são os impactos causados por essa perversa atitude que muitas vezes passa despercebida.
O que é o Cyberbullying?
“Bullying” é uma palavra que deriva de “Bully”, uma palavra da língua inglesa que significa “valentão”. Bullying é o ato de praticar agressões contínuas com característica de perseguição contra uma vítima durante um período. Essas agressões podem ser tanto físicas, quanto verbais ou psicológicas.
Os danos causados por essa atitude são profundos e podem reverberar por toda a vida de um indivíduo, levando até mesmo ao desenvolvimento de quadros como ansiedade, depressão, transtornos e distúrbios comportamentais e em casos mais graves até mesmo o suicídio.
O Cyberbullying consiste na prática de agressões contínuas, mas por meio das tecnologias digitais. Ou seja, essa prática pode acontecer nas redes sociais, plataformas de mensagens, jogos e mais. No ambiente virtual, o comportamento de quem tem essa atitude normalmente tem o intuito de envergonhar e humilhar as vítimas.
São diversas as formas que essa prática é realizada, mas normalmente o comum é:
• Envio de mensagens em tom de humilhação ou ameaça para a vítima;
• Compartilhamento de mentiras e fotos constrangedoras da vítima a fim de causar mal-estar;
• Chantagear a vítima ameaçando expor fotos ou mensagens particulares;
• Fingir ser alguém com um perfil fake para cometer atos ruins em nome de outra pessoa, fazendo com que ela seja prejudicada.
Enfim, são inúmeras as formas com que o Cyberbullying acontece e impacta na vida das pessoas, especialmente dos jovens que passam boa parte de seus dias conectados.
A grande diferença entre o Bullying e o Cyberbullying, além dos ambientes em que são praticados, é que o Cyberbullying, por ser realizado no ambiente virtual, é possível capturar registros que podem ajudar a dar um fim na situação de forma mais prática.
Quais são os impactos do Cyberbullying na saúde emocional?
Diferente do Bullying, o Cyberbullying pode dar a sensação de que você está sendo perseguido e atacado todos os momentos, afinal ele acontece no ambiente digital, dessa forma você pode ser atacado dentro da sua própria casa, causando prejuízos graves à saúde mental, acarretando crises e diversos outros problemas. Os efeitos dessa prática podem ser duradouros e desencadear uma série de problemas, afetando diversos aspectos do indivíduo, como:
• Saúde mental – a vítima pode se sentir acuada, chateada, constrangida, incapaz, ansiosa, amedrontada, ameaçada e até mesmo com raiva, além de muitos outros sentimentos.
• Saúde emocional – a vítima pode se sentir de muitas maneiras e dessa forma, sentir um impacto significativo em sua saúde emocional, perdendo interesse em coisas que ama fazer, perdendo a vontade de sair com amigos e assim desenvolvendo quadros mais sérios, que podem evoluir para doenças mentais.
• Saúde física - os impactos mentais e emocionais podem ser tão intensos que atrapalham inclusive a saúde física, causando cansaço intenso, fadiga, insônia, dores de cabeça e barriga e mais.
O Cyberbullying é um problema sério, em casos mais graves, as vítimas não conseguem lidar com tamanha perseguição, fazendo muitas vezes com que se sintam acuadas e não procurem por ajuda. Nos casos mais extremos essa prática leva as pessoas ao suicídio.
Existe algum tipo de punição para a prática de Cyberbullying?
Sim, pela gravidade e aumento de casos dessa prática, hoje existem em alguns países leis que garantem justiça às vítimas de Cyberbullying, responsabilizando seus agressores.
No Brasil a Lei n° 13.185/2015: Lei do Bulyying, garante que tanto o “Bullying” quanto o “Cyberbullying” podem ser normativamente identificados e conceituados como violências, garantindo às vítimas direito à justiça, responsabilizando e penalizando seus agressores.
Como minimizar as chances de ser vítima de Cyberbullying?
Claro, ninguém quer passar por essa situação e muito menos escolhe estar nela, os únicos responsáveis por isso sãos os agressores que praticam essas atitudes criminosas causando danos intensos em suas vítimas.
Contudo, para quem quer se prevenir, existem algumas medidas que podem ajudar a evitar passar por esse tipo de situação, como?
• Nunca forneça seus dados pessoais (telefone, endereço, nome do trabalho, escola, nome completo, documentos, etc) na internet;
• Não aceite convite de estranhos nas redes sociais;
• Comunique-se com alguém próximo e denuncie na plataforma, caso comece a passar por algum tipo de agressão virtual;
• Entenda as configurações de privacidade dos seus aplicativos e escolha a que mais te faça sentir-se protegido. Nesse tópico é possível tomar diversas medidas que podem te garantir maior segurança, como escolher quem pode ou não ver seu perfil, enviar mensagens ou comentar em suas publicações; denunciar comentários e mensagens direcionadas a você; bloquear perfis que estão incomodando e diversas outras funcionalidades capazes de oferecer um pouco mais de segurança.
Deu pra entender como o Cyberbullying é uma prática criminosa, que pode causar problemas muito graves nas vítimas. Por isso fique atento nas mídias digitais, se perceber quaisquer comportamentos inadequados denuncie, não colabore com esse comportamento abusivo.
E se você conhece ou está passando por essa situação, não hesite em buscar ajuda, você pode superar esse momento com o auxílio profissional adequado. Se precisar, posso ajudar também, sou psicólogo e atuo na área há mais de 15 anos. Se quiser conversar, clique aqui e envie uma mensagem.