O mundo dos negócios mudou e as lideranças também. Ou melhor dizendo, deveriam estar mudando mais. Em pleno 2026, ainda existem líderes comuns, que lideram como se estivessem em 2016 ou até mesmo em 2006.
Nosso mundo está em constante transformação. O novo perfil de liderança para este novo tempo é o líder que cresce. Ele está em busca permanente por conhecimento e atento às inovações.
Líderes comuns não vão se encaixar nessas mudanças frequentes e acabarão ficando para trás. Mas nem tudo está perdido. Existe, sim, uma forma de evoluir para esse novo modelo de liderança.
Quer saber quais são as diferenças entre líderes, o comum e o que cresce? Continue lendo este texto que vou te explicar a seguir.
Qual é o perfil de um líder comum?
O líder comum não age estrategicamente, nem tem um propósito ou meta claramente definidos. Ele lidera ao acaso e reage aos acontecimentos do dia a dia. Como sua equipe não vê sentido no que faz, está sempre desmotivada e estressada.
Ainda em relação ao seu time, ele não consegue enxergar o potencial de cada um. Vê todos como mais um recurso, controlando horas, tarefas e ditando regras. O líder comum visa apenas resultados e pressiona sua equipe para isso, de maneira dura e sem empatia.
Por fim, o líder comum está acomodado como as coisas estão e com o que sabe. Não procura novos conhecimentos ou inovação para a sua empresa, por isso, está estagnado e sendo ultrapassado.
Qual é o perfil do líder que cresce?
Já o líder que cresce pensa com estratégia, tem propósitos e metas claras, por isso, se antecipa a qualquer imprevisto que possa surgir. Sua equipe sempre está motivada, pois sabe porque realiza cada atividade e onde quer chegar.
O líder que cresce vê o potencial de seus colaboradores e busca levá-los à alta performance. Ele tem consciência que as empresas mais produtivas são aquelas em que as pessoas encontram satisfação no trabalho e sentem orgulho do que fazem.
Para fazer com que seu time chegue a esse nível, o líder que cresce desenvolve as habilidades de ouvir com atenção, não fugir de conflitos e resolvê-los assertivamente, dar e receber feedbacks e ver cada integrante de sua equipe com um olhar de empatia.
Esse novo tipo de líder busca sempre evoluir a si mesmo, buscando novos saberes e inovações para sua empresa, pois quer transformar as pessoas ao seu redor e o mundo, deixando um legado.
Como se tornar um líder que cresce?
Para sair da condição de um líder comum para um líder que cresce é preciso mudar de mentalidade.
Pode parecer difícil, mas te garanto que não é. Estou há mais de 20 anos ajudando no desenvolvimento de líderes em Araçatuba, com meu trabalho de coach empresarial e mentoria. E nesse período já presenciei inúmeras transformações.
Eu posso te ajudar a se tornar um líder que cresce também. Agende um horário comigo. Vamos tomar um café, falar da sua carreira e empresa.