Ao longo da vida, vivemos muitos acontecimentos eexperiências, que acabam nos moldando, junto aos pais, família, amigos, asociedade, tudo isso cria estímulos que podem ser bons ou ruins e assim sãocriadas Crenças Libertadoras e as Crenças Limitantes.
Você já deve ter ouvido falar em Crenças Limitantes etudo começa na nossa mente, através de pensamentos que surgem por diversosmotivos e criam medos, mas é importante entender e não deixar essas ideias nosintimidar e nos afastar de nossas metas.
Então continue a leitura e confira como as CrençasLimitantes podem nos afetar e o que fazer para evitá-las ou superá-las.
O que são Crenças Limitantes?
Crenças Limitantes são as nossas opiniões, nossospensamentos, que acreditamos que sejam verdades e se tornam barreiras mentais,causando um efeito negativo, impedindo muitas vezes nosso crescimento pessoal eprofissional.
Elas têm por característica serem negativas, pois noslevam a desacreditar que podemos alcançar nossos objetivos. Muitas delasdesenvolvemos ainda na infância, a questão é que alimentamos nossosubconsciente de que não somos capazes, que somos inferiores ou insuficientes eisso começa a nos fazer acreditar e consequentemente passamos a nos comportarassim, como pessoas inseguras.
Ao nos limitarmos, perdemos a chance de viver váriashistórias e experiências ricas e positivas, além de nos impedir, essas atitudespodem destruir nossa autoestima. Outra questão sobre as Crenças Limitantes éque, como elas são geradas em nosso inconsciente, acabamos não as questionandoe as aceitando como verdade, carregando isso para a vida.
Ao longo da infância e adolescência, são as épocas quemais surgem as Crenças Limitantes, isso porque é quando começarmos a formarnosso senso crítico, também porque é nesse período que temos como principaisreferências as palavras e ações dos nossos pais, que têm grande peso, sendodeterminante na nossa formação e como vemos a nós mesmos.
Muitas vezes com comparações ou experiências ruins,acumulamos imagens mentais negativas de nós mesmos, sabotando nossa autoestimae nos deixando inseguros nas ações.
Existem vários tipos de Crenças Limitantes, em váriossetores da nossa vida, independente da idade, no contexto pessoal e noprofissional, interferindo em relacionamentos, na saúde e é isso que precisamoscombater.
Tipo de Crenças Limitantes
Ao longo da vida nos deparamos com várias CrençasLimitantes e elas são várias, com alguns padrões identificáveis, podendo serdenominadas por tipos, são elas:
· Hereditárias – desenvolvidasno ambiente familiar, geralmente são adquiridas na infância, que podem sercultivadas por discursos ruins, como: “assim ninguém vai gostar de você” ou“você não faz nada direito”, entre outras. Também devido à traições, brigas pordinheiro, injustiças, excesso ou ausência de regras e isso infelizmente afetanossas percepções e personalidade.
· Sociais – impostaspela sociedade e pela mídia, como cultura e advindas de interações sociais.Algumas são muito comuns e reforçadas por instituições ou círculos de amizades,em falas como: “o mundo é muito perigoso”, “apenas pessoas ricas são felizes”.
· Pessoais – criadascom base em experiências individuais, que apesar de ter origem hereditária,só se tornam verdade quando foram vividas. Quando por exemplo, uma pessoa nãopassa no vestibular e esse resultado a faz crer ser incapaz. Ou quando a pessoaé despedida do emprego, que a faz sentir-se insuficiente e incapaz.
· Religiosas – reconhecidaspor doutrinar pessoas, a maioria das religiões possui crenças e algumas delas,infelizmente são limitantes, usando inclusive o termo pecado para esse efeitolimitador. Assim alguém pode permanecer em casamento infeliz, evitando sedivorciar, devido a religião considerar pecado o divórcio.
· Lógica equivocada – conclusõesque parecem lógicas, mas que estão totalmente erradas. Baseadas em umaexperiência, uma tentativa e a definindo como condição final. Por exemplo,quando uma pessoa não consegue passar em um vestibular e determinar que nãoconseguirá passar em mais nenhum.
· Desculpas – sãoaquelas usadas para fugir de uma situação, uma mentirinha social ou para simesmo, como: “não vou conseguir” ou “não tenho tempo”. Clássicas CrençasLimitantes, usadas ou por se considerar insuficiente e/ou reprimido.
· Medos – umadas Crenças mais limitantes, em que a pessoa tem pavor de não conseguirrealizar ou lidar com alguma coisa, de tentar, não conseguir e se frustrar,sofrer. O medo é uma autossabotagem muito comum.
As Crenças Limitantes mais comuns
É importante reforçar que as Crenças Limitantes sãouma hipótese e não um fato, mas elas podem nos impedir ou dificultar nossacomunicação, postura e ações.
· Não tenho tempo
· Não tenho dinheiro
· Nasci pobre vou e morrer pobre
· Já é tarde para começar
· Não vou conseguir
· Não sei fazer isso
· Sou tímido para isso
· Não consigo me organizar
· Os outros são melhores que eu
· Os outros têm privilégios/sorte que eu nãotenho
Como as Crenças Limitantes nos afetam
As Crenças Limitantes afetam várias áreas da nossavida, prejudicando desempenho, desenvolvimento, conhecimento, crescimento, naqualidade de vida e impedindo de realizar sonhos. Elas fazem mal para nossosrelacionamentos, produtividade e desenvoltura no trabalho e prejudicial a nossasaúde, podem inclusive causar doenças como a ansiedade e depressão.
· Profissional – deixa de se empenhar para ocargo, pode desistir de uma promoção, evitar participar de projetos.
· Ambiente Social – não inicia conversas comcolegas, não faz amizades, não socializa, como ir às festas, pois acredita que ninguémgosta da sua presença.
· Pessoal – perder oportunidades poracreditar que os outros são melhores, nem tentar e fugir de compromissos porter medo.
Como evitar as Crenças Limitantes?
Crenças Limitantes pode se dizer que são inevitáveis, nãohá como fugir delas, pois em algum momento da vida, iremos vivenciar algumasituação, dificuldade que nos estimule a elas. De alguma forma criar bloqueiosque nos atrapalhem em algo na vida, isto é, acontecimentos que refletem nasnossas atitudes, influenciando nosso comportamento e sentimentos.
Mas é importante também lembrar, elas podem serinevitáveis, mas podem ser superadas.
Como eliminar as Crenças Limitantes?
Eliminar Crenças Limitantes pode não ser tão fácil,afinal elas podem estar enraizadas ou nem ser notadas como tal, mas para quepossamos superá-las, são necessárias algumas importantes atitudes, como:
· Identificar e listar
· Perceber oportunidades perdidas
· Duvide das suas crenças e tente enxergar oporquê elas não são verdadeiras
· Fiscalize seus pensamentos, repense!
Uma dica legal é a mudança de hábitos, pois muitasvezes essas crenças estão ligadas à rotina e mudar pode fazer bem eeliminá-las.
Como a Psicologia e o Coaching podemajudar?
A Psicologia é uma ciência, capaz de realizar análisesdas emoções, acompanhar o desenvolvimento psíquico e tem o poder de identificare entender nossas próprias crenças. Ela busca ajudar a absorver padrões, quepossam nos impedir de viver e realizar coisas boas. O profissional terá ocuidado de acompanhar, ler sinais e iniciar meios de desapego para as CrençasLimitantes, que estejam desequilibrando a qualidade de vida e saúde mental.Funcionará como um impulso, mas que também dependerá de atitudes contínuas paraacontecer a real melhora.
Outra forma que ajuda contra Crenças Limitantes é oprocesso de Coaching, que tem o papel da ressignificação para eliminar essascrenças que impedem de alcançar seus objetivos.
O Coach trabalha com técnicas, ferramentas eestratégias, com perguntas e testes, que estimulam o autoconhecimento e assim épossível identificar crenças que fiquem limitando seu potencial, sem perceberisso.
Ou seja, é necessário fazer uma nova programaçãomental, para passar a ver o lado bom das coisas e trabalhar habilidades,ajudando a diminuir nossas Crenças Limitantes a cada dia.
É preciso seautoconhecer e reconhecer, pensar diferente e se permitir, entender que existemobstáculos, mas que eles podem ser superados e saber que as Crenças Limitantesexistem, mas que elas podem ser vencidas. E quando se fala em Psicólogo e Coachem Araçatuba, eu sou o profissional que pode ajudar nisso!
Eusou André Riemma, Psicólogo e Coach Empresarial com mais de 15 anos deexperiência, com especialização em Terapia Cognitivo Comportamental. Vamosconversar? Clique aqui eenvie uma mensagem.