Ter um animalzinho hoje é mais que do que ter um animal de estimação em casa. Eles tornaram-se cruciais para a saúde, no que se refere a saúde mental, equilíbrio e apoio emocional, são verdadeiros terapeutas no dia a dia.
Em momentos desafiadores eles podem proporcionar alívio de estresse e despertam sensações únicas. Nesse conteúdo abordaremos como os animais contribuem para a saúde mental dos seus tutores e são ótimas companhias em momentos adversos ou de solitude. Continue a leitura e saiba mais!
Os pets como companhia
Em certos momentos da vida passamos por grandes desafios, que acabam gerando desgastes emocionais e são causadores, na maioria das vezes, de adoecimento mental, como: ansiedade, depressão, isolamento social, entre outros. Para enfrentar essas situações de dificuldade, muitas pessoas recorrem a tratamentos médicos e acompanhamentos psicológicos, porém, além desse tipo de ajuda, foi comprovado, cientificamente, que a presença de um animal de estimação contribui positivamente para casos de doenças mentais.
Para se ter uma ideia, um estudo diz que acariciar ou brincar com um pet reduz o cortisol no corpo, que é o hormônio do estresse e aumenta a liberação de endorfina, mais conhecido como hormônio da felicidade. Isso é apenas um dos muitos benefícios que eles podem nos oferecer. Por isso, investir na companhia de um animal de estimação é uma ótima alternativa para cuidados da saúde mental de seus tutores.
Ter um pet: entenda os benefícios para a saúde mental
A crescente busca por pets durante tempos de crises revela seu valor como fonte de suporte emocional, oferecendo carinho e sensação de segurança. A conexão entre humanos e seus bichinhos promove sentimentos mútuos de tranquilidade e felicidade, visto que os animais de estimação necessitam também de cuidados adequados.
Contudo, pode-se afirmar que os animais são benéficos no controle de problemas mentais. E isso inclui outros fatores, como:
Incentivo para prática de atividades físicas e interações sociais: Ter um pet estimula os exercícios físicos como passeios, caminhadas ao ar livre, promovendo um estilo de vida saudável e novas conexões sociais.
Rotina e estrutura: A responsabilidade de cuidar de um animal proporciona estabilidade aos seus tutores.
Redução da pressão sanguínea: Interações com pets podem baixar a pressão arterial, melhorando a saúde cardiovascular.
Aumento da autoestima: Ser responsável por um bichinho traz a sensação de propósito, realização e bem-estar, contribuindo para a autoestima.
Uma troca de amor: tenha comprometimento com seu animalzinho
Embora ter um pet traga muitos benefícios, é fundamental lembrar da responsabilidade que envolve essa decisão. Devemos sempre nos preocupar em proporcionar amor, atenção, cuidados médicos e um ambiente confortável para nossos companheiros.
Garantir a felicidade e saúde do animal é de extrema importância, afinal eles merecem a retribuição de tudo que fazem por nós e de forma inconsciente.